Cáuculo Felicífico

3174 palavras 13 páginas
JEREMY BENTHAM E O CÁLCULO FELICÍFICO: mODELAGEM MATEMÁTICA DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO MORAL*

por
Luis Alberto Peluso

*Agradeço ao Prof. Jomar Teodoro Gontijo, bacharel em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia de Santa Rita do Sapucaí e Especialista em Filosofia pela PUC-Campinas pela elaboração dos gráficos e descrição das fórmulas empregados na modelagem. Sem seu esforço seria impossível produzir este texto.

RESUMO

Em trabalho anteriormente publicado (Ver Peluso, L. A.; "A Ética Utilitarista Como Ciência social Aplicada: A Visão Engenharial de Jeremy Bentham", 'Reflexão', ano XVII, No. 49, jan./abril 1991, pp.27-47), o autor deste texto desenvolveu uma primeira aproximação aos termos sugeridos por Bentham em sua obra:"An Introduction to the Principles of Morals and Legislation" (London, J.H. Burns & H.A. Harts eds., 1970) objetivando instrumentalizar algumas regras de construção do Cálculo Aritmético Moral. A aplicação do ferramental produzido carecia de dois ingredientes inexistentes até então. Fazia-se necessária a construção de uma teoria da experiência sensível que, fundamentando-se em uma descrição fisiológica, permitisse distinguir diferentes padrões para mensuração de prazeres e de dores. Urgia a elaboração de uma modelagem matemática que permitisse a contabilidade de diferenças quantitativas e qualitativas entre os diferentes prazeres e dores resultantes das ações dos agentes morais. Aqui se pretende investigar a possibilidade de construir um modelo matemático que fundamente o cálculo dos diferentes graus de prazeres e dores.

No sentido de atender à necessidade de uma teoria fisiológica do prazer e da dor este texto sugere a adoção de uma unidade padrão para medição da variação do valor do prazer e da dor resultante de uma ação. Essa unidade seria o 'benth". Com o objetivo de instrumentalizar o cálculo moral conforme se trate de operar com situações simples ou complexas, o texto

Relacionados

Outros Trabalhos Populares