Cárie, pericementite, periodontite e carcinoma gengival

3919 palavras 16 páginas
CÁRIE, PERICEMENTITE, PERIODONTITE E CARCINOMA GENGIVAL

1.0- INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo abordar as principaiscaracterísticas etiológicas, radiográficas e otratamento das seguintes patologias: cárie, pericementite,periodontite e carcinoma gengival.

A cárie é uma infecçãobacteriana crônica, complexa que resulta em perda de mineralpor parte dos dentes afetados. Possui natureza multifatorial.Manifesta-se como uma degradação progressiva dostecidos duros do dente. A cárie tem aspectoradiolúcido na radiografia.

A pericementite apical é ainflamação do pericemento, caracteriza-seinicialmente, por fenômenos de congestão vascular eexsudação plasmática. Sua regressão ouevolução para as formas aguda ou crônica,depende de um jogo de fatores: de um lado a intensidade do agenteetiológico e do outro, a maior ou menor vitalidade dostecidos da região. A pericementite pode evoluir para anecrose e supuração (abcesso) ou para a cronicidadeque engedra diferentes lesões do ponto de vistaanátomo-patológico (granuloma, cisto).

A periodontite é o resultado daproporção da inflamação gengival queenvolve o resto da periodonto. Inicialmente, adestruição inflamatória da partecoronária do ligamento periodontal permite amigração apical da aderência epitelial e aformação de uma bolsa periodontal. Pode serclassificada em: Periodontite aguda, crônica e juvenil.

A causa do carcinoma de células escamosasapresenta vários fatores. Não há um agente oufator causador isolado, mas tanto fatores extrínsecos quantointrínsecos podem estar em atividade. No caso do carcinomagengival, normalmente, não apresenta dor efreqüentemente surge na mucosa ceratinizada, em um localposterior mandibular.

2.0- CÁRIE

A cárie é uma doençamultifatorial, apresentando os seguintes fatores agravantes:dietéticos, genéticos, ambientais e bacterianos. Abactéria é o causador da cáriedentária. Mas para que a bactéria aja causando acárie, é necessário que o ph estejaácido abaixo de 5,5.

2.1.-

Relacionados