Czczcz

350 palavras 2 páginas
AVES
As aves surgiram na era dos Répteis, a partir de um grupo de dinossauros bípedes, predadores, que se deslocavam rapidamente sobre o solo utilizando as pernas traseiras.
Entre as aves e os dinossauros a algumas semelhanças entre elas são os ossos pneumáticos ocos. Ou seja, é um osso que, dotado de cavidades, contém ar, é caracterizado, não por um formato geométrico, mas sim por ser oco e apresentar câmaras de ar internamente. Possui como função dar leveza à cabeça e aumentar a área de inserção dos músculos. O osso esterno, que une ventral mente as costelas, apresenta nas aves voadoras uma projeção anterior denominada quilha ou carena. Nela se prendem os potentes músculos peitorais responsáveis pelo batimento das asas : os pequenos peitorais, que as levantam, e os grandes peitorais, que as abaixam.
A importância das penas para o vôo das aves veio associada a uma série de modificações no corpo desses animais, como a transformação dos membros anteriores em asas.
As penas são únicas das aves, e é o que distingue as aves de outros animais. Outras criaturas podem voar, cantar, fazer ninhos, migrar e até colocar ovos, mas apenas as aves têm penas.
As penas evoluíram de escamas encontradas em répteis e dinossauros. As aves têm vários tipos de penas, cada uma com sua estrutura especializada dependendo de sua função.
As penas são muito importante no comportamento das aves. Os machos de muitas espécies têm penas coloridas e vibrantes elaboradas em cristas e nas caudas, que são usadas como sinais durante o acasalamento. O pavão é um dos exemplos mais conhecidos, graças à sua cauda colorida. Em contraste, as penas das fêmeas são freqüentemente de cores apagadas, provavelmente para ajudar na camuflagem, evitando chamar a atenção de predadores para os seus ninhos e sua prole (filhos).
Todas as aves são ovíparas, com ovos semelhantes aos dos répteis e que se desenvolvem sempre fora do corpo da fêmea. A oviparidade evita aumento de peso da fêmea. Os animais ovíparos

Relacionados