cyber link

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Nome:Madson W. Silva
RA: 6889511390

Autor :RICARDO MIOTO
Jornal Folha de São Paulo
Renda Maior Do Trabalhador Come Lucro

Embora o crescimento da economia esteja estagnado, a renda dostrabalhadores, especialmente dos mais pobres e desqualificados, sobe rapidamente no país.
Segundo os dados da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a renda per capita média cresceu8% no ano passado. Quem puxou esse crescimento foi o aumento na renda do trabalho --ou seja, os salários. Eles foram responsáveis por 74% dessa subida.
Isso aconteceu justamente no ano do "PIBinho",quando a economia cresceu 0,9%.
Ou seja, o Brasil tem um aumento de salários que não corresponde a um aumento de produtividade --as empresas estão comendo sua margem de lucro para bancar maioresremunerações.
Nas fábricas, por exemplo, segundo a Confederação Nacional da Indústria, entre 2001 e 2012, o salário real dos trabalhadores subiu 169%. A produtividade, só 1%. Como aponta Flávio CasteloBranco, gerente-executivo da CNI, isso significa aumentos dos custos e causa prejuízos.
ESCASSEZ
Quanto mais pobre o indivíduo, maior tem sido o crescimento da renda. Em 2012, entre os 10% maispobres, a renda cresceu 14%. Entre os 5% mais pobres, 20%.
Também tiveram aumento de renda acima da média pessoas sem escolaridade (10%), com primário incompleto (9,4%) e nordestinos (11%).
Isso seexplica por uma questão de oferta e demanda. A demografia do trabalho pouco qualificado está mudando no Brasil.
A instrução média do brasileiro tem crescido rapidamente. Em 20 anos, saiu de menos de seisanos para quase nove atualmente.
No ensino superior, a iniciativa privada tornou a formação mais acessível. Em 2001, eram 3 milhões de alunos. Em 2012, 7 milhões.
Isso tem diminuído o "estoque" detrabalhadores pouco qualificados, ainda mais em uma época de desemprego baixo, em que não há mão de obra "reserva" à disposição. Há agora, nas palavras de Marcelo Neri, presidente do Instituto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cyber
  • Cyber
  • Cyber
  • Link
  • Cyber
  • link
  • link
  • links

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!