Cxonsiderações finais ppp

694 palavras 3 páginas
Conforme (Fiori, apud Freire, 1983), o estudo apresenta como possibilidades de um olhar reflexivo sobre a sala de aula, na direção da escola como espaço reinventando para aprendizagem da palavra escrita e da alfabetização não como “jogo de palavras”, mas como “bravura de dizer a sua palavra”.

Sistema de escrita Assim, por exemplo, pessoas de classes sociais diferentes tenderão, também a ter uma relação com a escrita de maneira diferenciada (com maior desvantagem das classes economicamente menos favorecidas), considerando que essa relação é sempre dependente do contexto em que estas pessoas se inserem. Em outras palavras: quem vive mais imerso no universo da escrita, melhor desempenho poderá revelar; quem vive menos o contexto de leitura/escrita, linguagem letrada de cultura dominante, menor desempenho demonstrará nessas habilidades. No letramento ideológico, consideram-se as necessidades e práticas do uso da escrita dentro do contexto em que se desenvolvem, entendendo-se que a realidade de cada indivíduo determinará sua (maior ou menor) inclusão ou exclusão das possibilidades de usufruto dos bens culturais atrelados à escrita.

É um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários, por isso é um conjunto de práticas, ou seja, ‘letramento’.

As cartilhas chamadas de métodos construtivistas tendem a conter o ensino mais claro e objetivo, pois trata o aluno como um ser pensante. Ou seja, levando-o a pensar e agir por si próprio, esta cartilha não se preocupa com a perfeição da ortografia, não se prende a escrita, e sim, com a interação no seu aprendizado, sendo um aluno participativo e critico.
Já a cartilha do método tradicional, tem seu ensino baseado na ortografia perfeita, ensinada através de regras gramaticais, confundindo ainda mais a aprendizagem do aluno, e deixando às vezes seus textos escritos de forma ortograficamente correta, porém sem sentido. A cartilha de método tradicional

Relacionados