cvxvx

485 palavras 2 páginas
Aspectos das relações entre fornecedores e consumidores

Qual a relação entre fornecedores e consumidores e o Código de Defesa do Consumidor?
Com o advento do capitalismo que é um sistema econômico fundamentado na economia de mercado, o que implica diretamente na forma como as pessoas mantêm suas trocas comerciais, isto é, para que nossa economia circule devem existir inicialmente duas figuras indispensáveis à relação comercial: o consumidor e o fornecedor.
Desde os primórdios dos tempos, mesmo sem a existência de uma lei específica, já havia registros de regras para um bom relacionamento entre consumidores e fornecedores, regras estas que visavam estabelecer certo equilíbrio entre as partes.
Com a industrialização, a oferta de produtos e serviços aumentou consideravelmente. A necessidade de acesso fácil e rápido a esses produtos e serviços gerou a abertura de ambientes livres onde o consumidor tem livre acesso e pode ficar a vontade para fazer suas escolhas. Nisto vemos uma relação de consumo entre fornecedores e consumidores, esta relação definiu-se como sendo uma Relação de Consumo, na qual o consumidor adquire produtos ou serviços de um fornecedor para uso final e que se caracteriza pela troca de dinheiro (ou outro bem dado em garantia), por produto ou serviço, entre o fornecedor e o consumidor.
Ficou claro que a relação fornecedor x consumidor geraria conflitos de interesse, surgindo a necessidade da criação de leis que pudessem regulamentar esta relação, então para resolver os conflitos, fazendo uma intermediação entre os consumidores e os fornecedores de forma a garantir que os direitos do consumidor em relação aos produtos e serviços fornecidos, surgiu o Código de Defesa do Consumidor no ano de 1990.

Essa relação, por ser tão importante para a economia, deveria ser pacífica, entretanto em inúmeras situações, da falta de cumprimento do que foi acordado entre as partes surgem os conflitos, cujo principal responsável, em regra, é o

Relacionados