cvbbkwdjfijweifjiwefew

468 palavras 2 páginas
Estruturação cronológica do texto:

“Históricos e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil” Silvia Tatiana Maurer Lane

A revisão sobre a psicologia comunitária no Brasil e seu surgimento está interligada com o contexto econômico e político da década de 60, decorrente especialmente do golpe militar de 1964 onde se vivia um período de extrema repressão e violência que por fim fez com que os profissionais de psicologia se questionassem sobre sua atuação e mais tarde em 1968 esta preocupação foi intensificada com os movimentos dessa época criando uma reflexão critica sobre a educação,o ensino e a academia.Surge então a parti destes questionamentos a expressão “psicologia comunitária”, Das características desta época destaca-se:
- preocupação com a educação popular, com a alfabetização de adultos como instrumento de conscientização, trabalhos de Paulo Freire e outros, incluindo psicólogos.
- A necessidade da “deselitização” da profissão do psicólogo, sendo revertida sua atuação para a maioria da população pobre e oprimida,desamparada pelo estado.
- criação do centro comunitário em 1969 por fazendeiros e lideranças locais tendo por finalidade “promover o homem, integrando-o no meio em que vive”.
Das características da década de 70, destacam - se:
- A criação dos centros comunitários de saúde mental, com a intenção de superar os clássicos hospitais psiquiátricos.
- desenvolvimento e melhoria de atividades em comunidades em termos de educação popular, tendo como meta a conscientização da população.
- rotulação da psicologia a uma pratica voltada para: prevenção da saúde mental, educação popular com a participação de psicólogos, pedagogos, sociólogos e assistentes sócias.
- colocação da idéia “ o que é uma comunidade?Ela é possível numa sociedade capitalista baseada na idéia de competição?Ou ela é uma utopia que se pretende atingir um dia?”
Das características da década de 80 destacam-se:
- o 1º encontro regional da

Relacionados