Cuál sería una tasa de crecimiento óptima del produto em brasil, para superar la crisis y garantizar câmbios estruturales em el sistema productivo de forma permanente?

1714 palavras 7 páginas
UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA - UnLAM
Convênio UnLAM - ESJUS
Escuela de Posgrado
Doctorado em Ciencias Economicas

TRABAJO FINALE: Teoría Económica

TEMAS DADOS: Cuál sería una tasa de crecimiento óptima del produto em Brasil, para superar la crisis y garantizar câmbios estruturales em el sistema productivo de forma permanente?

Orientador: Prof. Dr. Mario Burkun Doutorando: Paulo Antônio da Silva Ribeiro

Brasília (Brasil), novembro de 2012

1. Introdução

Este documento tem por objetivo a análise de cenários das políticas adotadas pelos recentes governos do Brasil, com vistas a opinar sobre qual seria uma taxa de crescimento ideal para o PIB do Brasil, de forma que o país possa superar a crise e garantir câmbios estruturais permanentes no sistema produtivo.

Para que se possa inferir dados a partir dos cenários que se pretende analisar, tornar-se-á necessário fazer um corte temporal, não muito distante, sobre o desempenho dos indicadores econômicos das políticas adotadas pelos governos do Brasil, em períodos mais recentes, principalmente a partir do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem deixar de considerar indicadores econômicos se governos anteriores e posteriores.

2. A Política Econômica e Macroeconômica Brasileira

O governo da era Lula, ao assumir a condução do país em 2003, partiu de três ideias consideradas essenciais em seus programas, para a condução dos principais objetivos da política econômica:

a) “A necessidade de retomada do crescimento sustentável da economia brasileira”;

b) “A compreensão de que esta retomada passaria por um período de transição, que incluiria um processo de ajuste das condições macroeconômicas e a implementação de

Relacionados

  • Monografia upp
    202638 palavras | 811 páginas
  • Saberes latino americanos
    202638 palavras | 811 páginas
  • trabalho educação saúde
    58363 palavras | 234 páginas