CUTELARIA Parkerizar a lamina da faca

447 palavras 2 páginas
Parkerizar a lamina da faca (escurecer)

Aí maluco, tem essa receita. Tenta a sorte, pra ver se vira alguma coisa.Utensílios necessários:

1 copo de Becker ou recipiente de vidro refratário do tipo “pirex”, com volume proporcional ao tamanho da peças a parkerizar. (não utilize nenhum tipo de recipiente metálico)

1 copo graduado de 50 ou 100 ml.

1 balança de cozinha (bem precisa)

1 termômetro

1 grade pequena, ou tela de arame a ser colocada como tampa do recipiente refratário, que vai servir de suporte aos ganchos de arame, ou anzol de pesca, destinados a manter a peça a ser parkerizada, suspensa dentro do banho. (é importante que a peça não encoste nas paredes ou no fundo do recipiente)

29 jun (16 horas atrás)
Gelson
Reagentes necessários:

Água destilada, em quantidade proporcional ao volume ocupado pela peça no recipiente (não é necessário, mas se desejar, você poderá acrescentar 10 gramas de Hexametafosfato de Sódio para cada litro de água destilada, isso manterá seu “PH” neutro, ou seja, em torno de 7).

Acido Fosfórico – H3PO4 – grau PA (para análise)

Dióxido de Manganês – MnO2 – Grau PA

Esponja de aço – Bombril ou similar – totalmente limpa (para ser usada no processo como fonte de íons de ferro = Fe+

29 jun (16 horas atrás)
Gelson
Procedimento:

1 - Certifique-se de que as laminas a serem parkerizadas estejam bem limpas e livres de óleos e graxas ou qualquer oleosidade, caso contrario, os ácidos graxos presentes irão alterar a coloração final da lamina.

2 – Encha seu recipiente refratário com a água destilada.

3 – Adicione o acido Fosfórico na água, na proporção de 50 ml para cada litro de água (não se esqueça que a reação entre o ácido e a água é fortemente exotérmica, portanto, nunca adicione a água sobre o ácido).

4 – Aqueça essa solução a uma temperatura entre 88 a 90 graus Celsius, cuidando para que não atinja o ponto de ebulição (fervura).

5 – Adicione uma esponja de aço, para ser

Relacionados