CUSTOS PARA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SPIE DA UN-BSOL E GANHOS COM O PROCESSO

4642 palavras 19 páginas
COTEQ229_05
CUSTOS PARA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SPIE DA UN-BSOL E
GANHOS COM O PROCESSO
Flávio Emir Quadrado¹ e Jair Beuren³

Copyright 2005, ABENDE
Trabalho apresentado na 8ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, Bahia, 2005.. As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do (s) autor(es).

Sinopse
O trabalho apresenta o levantamento dos custos de implantação e de manutenção do SPIE da
PETROBRAS/UN-BSOL, dentro de uma metodologia de levantamento dos investimentos da empresa na adequação das instalações a NR-13, na implantação do programa de inspeção das instalações, na aquisição de equipamentos, no aumento do quadro de pessoal próprio, nos investimentos em treinamentos e certificações de pessoal. São apresentados os custos de investimentos feitos para adequação aos requisitos de certificação, comparando os investimentos com os ganhos financeiros obtidos pela certificação. Também é levantado o custo para a manutenção do SPIE, onde se detalha todo o custo envolvido, desde o da folha de pagamento dos membros SPIE até o investimento com treinamento.
Além dos ganhos financeiros demonstrados em números, a certificação proporciona outros ganhos não mensuráveis, tais como: segurança operacional e garantia de integridade de suas instalações em relação às questões de SMS (Saúde, Segurança e Meio-Ambiente).
Palavra-chave
SPIE

1 - Introdução
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados e os custos envolvidos na certificação do SPIE
– Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos - da Unidade de Negócios da Bacia do Solimões PETROBRAS/UN-BSOL, bem como os custos envolvidos na manutenção desta certificação.
Procurou-se demonstrar a vantagem financeira, em uma empresa do ramo de petróleo, por meio de tabelas de custos envolvidos nos processos de certificação e manutenção do SPIE.
Como a PETROBRAS/UN-BSOL é uma empresa que atua na área de extração e produção de petróleo, gás natural e

Relacionados