Custos de produção e estruturas de mercado

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2012
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANDRÉ RANGEL FONSECA

CUSTOS DE PRODUÇÃO E ESTRUTURA DE MERCADO

ANÁPOLIS
2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade trazer noções e esclarecimentos sobre o custo de produção e estruturas de mercado, onde teremos uma visão simples e objetiva sobre cada tópico, mercados monopolistas, estudos sobre concorrênciaperfeita e imperfeita, oligopólios, para assim entender como funciona uma fração do mercado que nos cerca.

1.0. Custos de produção

Os custos de produção são os gastos efetuados pela empresa na aquisição de fatores fixos e variáveis sendo o custo fixo (construções, canais, balanças) e os custos variáveis (medicamentos, comida).
Custo de produção em curto prazo pode considerar os custosfixos e variáveis e pode ser feita em termos de custos totais e unitários.
a). Custos Totais: os custos totais (CT) são a soma dos custos fixos (CF) e variáveis (CV) realizados durante o processo produtivo. Matematicamente, os custos totais são dados por:
CT = CV + CF
b). Custos unitários: são os custos por unidade do produto. Os custos unitários envolvem o custo fixo médio (CFMe), o custovariável. médio (CVMe), o custo médio (CMe), e o custo marginal (CMa). Matematicamente, estes custos são expressos por:

CFMe = CF/Q
CVMe = CV/Q
CMe = CT/Q = (CF+CV)/Q
= CFMe + CVMe
CMa = DCT/DQ (no arco)
CMa = dCT/dQ (no ponto)
= dCV/dQ + dCF/dQ
= dCV/dQ,
pois dCF/dQ = 0

1.1. Representação Gráfica os Custos Totais e Unitários:

1.2. Curva de custo em longo prazo só pode consideraros custos variáveis
Custos Totais: no longo prazo, a empresa cresce em produção seguindo o
seu caminho de expansão.

Custos Unitários: para cada curva de custo total no curto prazo existe um conjunto de curvas de custos unitários. Assim, a curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) é o invólucro das curvas de custo médio de curto prazo, que por sua vez são as próprias curvas decusto variável médio.

2.0. Estruturas de mercado

A estrutura de mercado pode ser dividia em quatro principais tópicos sendo eles: Monopólio, concorrência perfeita, concorrência imperfeita e oligopólio.

2.1. Monopólio:

Monopólio é um mercado onde existe somente uma empresa produzindo um devido produto, onde esse produto não tem substituto próximo, esse tipo de mercado pode ocorrerpelos seguintes fatores: Dimensão reduzida de mercado; Patentes; proteção por leis governamentais e o controle das fontes de suprimento de matérias-primas para a produção de seu produto. Apesar de tudo o monopólio é um mercado de lucros de curto prazo, pois em longo prazo as patentes se tornam obsoletos, o mercado expande, matérias primas tornam-se substituídas por novo tipo de matéria prima,somente a proteção por leis governamentais pode levar o mercado monopolista a se perpetuar por um logo tempo.
A empresa tem total liberdade de agir com valores, produção do produto de forma livre por inexistir concorrentes, podendo aumentar seus lucros mais do que em um mercado onde haja concorrência, essa inexistência de concorrentes leva o mercado monopolista a garantir grandes lucrosenquanto existir.
2.2. Concorrência perfeita:

Concorrência perfeita é um mercado idealizado (inexistente) que só poderia existir seguindo os seguintes fatores: Existir um grande número de produtores e de compradores; produtos homogêneos podendo ser substituídos uns pelos outros; produtores e consumidores tem uma perfeita noção de preço; entrada e saída de firmas são livres; Não existe habilidadedas firmas para influenciar a procura de mercado através de mecanismos extra preços, como propaganda, melhorias de qualidade, mecanismos de comercialização, etc.
Na concorrência perfeita o preço é afixado pelo mercado, a empresa somente estipula a quantidade de produto a ser vendida. Assim uma empresa que ofertar um produto a baixo do valor de mercado conclui-se que ela venderá todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custos de produção e estrutura de mercado
  • Estrutura do Mercado de Produção
  • Estruturas do mercado de fatores de produção
  • Estrutura de mercado dos fatores de produção
  • Estrutura de mercado de fatores de produção
  • ECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO E CUSTOS DE PRODUÇÃO
  • Estrutura organizacional, produção, mercado e recursos humanos de uma empresa
  • CUSTO DE PRODUÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!