CUSTOS DE ESTOQUE

Páginas: 11 (2579 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus Avançado Uberlândia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
KATIÚCIA COLARES OLIVEIRA
Gestão de Estoque, Armazenagem e Movimentação
UBERLÂNDIA, MG
2013
LISTA DE EXERCÍCIOS – CUSTOS DE ESTOQUES
CST LOGÍSTICA – 3º PERÍODO – GESTÃO DE ESTOQUES, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO
POFESSORA: RÔSE SILVA MACHADOFONSECA
1 - Para complementar nossos estudos sobre os Custos de Estoques, pesquise, explique em que consistem e dê exemplos dos seguintes custos envolvidos na Gestão de Estoques: (Valor 2,0 pontos/ 0,25 cada)
A - CUSTO DE FALTA DE ESTOQUE
Custos de falta são os custos derivados de quando não existe estoque suficiente para satisfazer a procura dos clientes em um dado período de tempo. Como exemplostemos: pagamento de multas contratuais, perdas de venda, deterioração de imagem da empresa, perda de market share, e utilização de planos de contingência .
Quando um material requerido está faltando no estoque podem acontecer dois tipos de custo de falta, sendo: custos e vendas perdidas e custos de atraso.
Custos de atraso são representados por custos extraordinários de transporte, manuseio,assim como gastos administrativos adicionais. Este custo está intimamente ligado ao nível de serviço atingido, devido a sua qualificação financeira. Apesar de grande importância, raramente é utilizado. Os produtos acabados e os insumos devem contar com indicadores diferentes, mesmo que estejam baseados no mesmo conceito.
Produtos acabados: Neste caso, o custo da falta é medido pela margem decontribuição de cada venda perdida pela indisponibilidade do produto (caso não seja possível o atendimento com atraso). Em outras palavras, a medida é o lucro que a empresa deixa de obter por não conseguir atender uma demanda existente. Nos casos de produtos com alta margem, o custo da falta tende a ser bastante significativo. O lucro cessante é conhecido estimando-se paradas de produção devido à faltade produtos, ou nos casos de falta de insumos.
Insumos: A falta de insumo, mesmo aquele cujo valor agregado é baixíssimo, pode resultar num alto custo de falta, em função da dependência que o processo produtivo tem dele. Esta lógica também pode ser utilizada para peças de manutenção. É um erro pensar que, para reduzir a margem de risco de falta de estoque, é necessário sobrecarregá-lo de itense componentes; a ponderação na gestão de estoques é um dos principais direcionadores do acerto no processo, que avalia o nível de estoque que resultará em menor custo total.
B - CUSTO DE OPORTUNIDADE
Indica o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partirdesta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo(por isso são também chamados custos alternativos ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
Em outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se delado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • custos de estoques
  • CUSTO DOS ESTOQUES
  • Custos de estoque
  • Custo de estoque
  • Custos De Estoques
  • O Custo de Estoques.
  • custos e estoques
  • Custo estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!