Custo

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
O sistema ABC para decisões estratégicas e controle de custos

O fato [de o] sistema ABC utilizar um grande número de direcionadores de custos para o rateio dos custos indiretos de fabricação, ficaevidente a superioridade dessa metodologia, em relação às tradicionais; especialmente, se for analisado o substancial crescimento dos custos indiretos de fabricação em função do desenvolvimentotecnológico das empresas.

Essa constatação é corroborada por Padoveze (1994, p. 241) ao dizer que...

As vantagens do custeamento por atividade como método para proceder a uma distribuição dos custosindiretos de fabricação aos produtos de forma mais acurada parecem claras. Permite apurar custos de forma mais precisa, ao mesmo tempo que auxilia no processo de controle dos custos das atividades.Na medida em que esses conceitos vão sendo difundidos através de suas aplicações práticas, alguns profissionais vêm identificando novas categorias de atividades, com o objetivo de explicar com maiorprecisão as diversas classes de gastos gerados pelas operações de produção.

[...] Existem atividades no processo produtivo que não se identificam diretamente com uma unidade específica de produtofabricado, mas que podem se identificar, perfeitamente com um determinado valor desses produtos. São atividades cujos gastos independem do número de unidades produzidas, como, por exemplo, a atividadede preparação de uma máquina para a produção de um determinado bem. Outro exemplo é o da emissão de programas de entrega preparados pelo responsável sobre o controle de material, visto que, osrecursos gastos independem do número de unidades programadas. Ressalta-se que o custo do material comprado é unitário para o produto, porém o custo da emissão do programa é, por si só, por lote. Pode-secitar outros exemplos de atividades executadas para a produção individual de produtos específicos como: suporte de sistemas de informações ao processo produtivo e a lista de composição do produto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • CUSTOS
  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • Custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!