Custo e formação de preços

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 04
2.1DESENVOLVIMENTO / INCLUSÃO..................................................................... 05CONCLUSÃO........................................................................................................... 07

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 08


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o controle dos custos e a sua utilização como ferramenta para a fixação de preços. Aborda conceitos e apresentaaspectos que mostram que as empresas que fixam seus preços, levando como base apenas os custos de produção, podem ter problemas.
As empresas precisam estar sintonizadas com o que está acontecendo com o mercado no que diz respeito à concorrência, consumidores e fornecedores, para que seus produtos tenham um menor custo e que não só ganhem como também mantenham o mercado já conquistado. Para isso, têmcomo grande aliado o controle de custos, então é de fundamental importância o controle dos custos e as metodologias que podem ser utilizadas para se chegar ao valor de venda ideal.

2. DESENVOLVIMENTO

O método de formação de preços mais tradicional consiste em calcular o custo total unitário do produto e acrescentar uma margem de lucro, também chamada markup anterior, o percentual deveser calculado de forma a gerar uma taxa de retorno desejada sobre o investimento da própria empresa.
Uma vez que sobre o preço de venda incidem alguns encargos como impostos, comissão, entre outros. Isto precisa ser levado em conta no processo de cálculo do preço que por este motivo não será a simples aplicação do markup sobre o custo.
Pode ser o percentual usado pela empresa líder do setorou aquele escolhido pelo administrador com base na tradição. Esse procedimento acarreta uma rentabilidade efetiva menor ou maior do que a acreditada.
Quando a rentabilidade efetiva é menor do que a calculada, há perda de eficiência. No caso mais freqüente, rentabilidade efetiva maior, a empresa experimenta algum tempo depois uma perda progressiva de mercado. Um importante princípio econômicoestabelece que nenhuma empresa consegue manter lucros excessivos a longo prazo.
Num processo de formação de preços mais rigoroso, outros ajustes se fazem necessários. Entre eles estão o prazo de pagamento concedido pelos fornecedores, prazo de pagamento concedido aos clientes, prazo de recolhimento de impostos incidentes sobre o preço.
Então podemos dizer que o preço ideal de venda é aquele quecobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa.
Num mercado competitivo, os preços são formados pela lei da oferta e procura. Então, dado um determinado nível de preço no mercado para seu produto ou serviço, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado.
Em alguns casos, imperfeições temporárias do mercadopermitem que uma empresa pratique seu preço ideal de venda, que com grande freqüência é calculado incorretamente.
O temporário excesso de rentabilidade de uma empresa tende a elevar seus custos de produção por inércia. Quando um concorrente ataca o mercado de uma empresa com retorno excessivo, esta pode ter dificuldades para reagir, é possível que produtos e serviços deficitários estejam sendosubsidiados por aqueles com rentabilidade excessiva. Este fato pode dificultar a reação ao concorrente.
A formação de preços pode ser definida como o processo de apuração do custo econômico do produtor. Define-se custo econômico com sendo a soma de todos os insumos envolvidos no processo de produção de bens e serviços, incluindo o custo-oportunidade do capital investido.
O método de formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTROLE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
  • gestão de custos e formação de preços
  • EGESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
  • Gestão de custos e formação de preço
  • Formação de preço custo e venda
  • Custos e formaçao de preços
  • Custo e Formação de Preço
  • GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!