Custo por absorção

Páginas: 15 (3605 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
O MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO.




RESUMO:


O presente trabalho apresenta a característica do custeio por absorção e sua aplicação para fins de custeamento de produtos, destacando sua aplicação e as restrições informativas que o sistema assume.
Num primeiro momento destaca-se sua origem histórica, preconizado principalmente pela revolução industrial. Em seguida éapresenta sua aplicação no custeamento de produtos.
O objetivo do trabalho refere-se a conhecimento da natureza do sistema de custeamento e sua aplicação.


CUSTEIO POR ABSORÇÃO – ORIGEM HISTÓRICA.


O método de custeio por absorção teve seu marco inicial com o avento da Revolução Industrial no século XVIII. Até o momento como as empresas eram tão somente comerciais a política de formação depreços estava voltada para a revenda dos produtos. A grande mudança esta relacionada ao fato de que a indústria mudou esse paradigma para a transformação do produto.


Tal transformação da forma de custear não só a produção mas também os estoques redefiniu a forma de custear os produtos, pois antes havia tão somente os produtos de revenda, com a indústria os produtos de revenda passaram achamar-se de produtos acabados. A divisão dos estoques passou a ser de matérias primas, produtos em processo e produtos acabados.


Além dos estoques, os custos na indústria precisavam de uma mensuração diferente pois seriam derivados dos custos da produção acabada.


Diante de tantas mudanças no processo de mensurar os produtos, desencadeou nos empresários a necessidade de informação ondelhes fosse apresentado quanto custava transformar o produto em separado de suas despesas de administração, o que interessava é o sacrifício para transformar os produtos e atribuir a eles somente os desembolsos da produção. E assim é que surgiu o sistema de custeio por absorção para preencher essa necessidade informativa de segregar os custos de produção das despesas do período e ainda valorar osestoques de produtos em processo, produtos acabados e produtos vendidos.





CARACATERÍSTICA DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO.


Inicialmente o sistema de custeio por absorção consiste em separar as despesas do período dos custos de transformação do produto.


Em seguida os custos de transformação dividem-se em diretos e indiretos, em relação ao objeto de custo que é o produto a serfabricado. A natureza de separação dos custos em diretos e indiretos relaciona-se a sua identificação com o produto, ou seja, a matéria prima que facilmente é identificada ao produto como por exemplo os materiais usados somente num único produto e a mão de obra para a fabricação do produto são denominados de diretos, os custos que não são identificados diretamente no produto como máquinas eequipamentos são distribuídos aos produtos em forma de rateio. A principal dificuldade do custeio por absorção esta justamente na estipulação da base de rateio mais adequada de modo a diminuir a arbitrariedade de alocação.


O procedimento usual de rateio dos custos indiretos esta não divisão do processo de rateio em três estágios:


1º - Rateio de custos indiretos dentre os departamentosde serviço e de produção, utilizando bases de rateio, tais como horas de mão de obra ou metragem da área departamental;


2º - Distribuição desses custos rateados dos departamentos de serviço para os departamentos de produção, imputando a estes últimos todos os custos indiretos;


3º - Alocação dos custos indiretos dos departamentos de produção aos produtos, utilizando-se taxasdepartamentais.


Feita a apropriação dos custos indiretos, o valor indireto se junta com o custo direto dos produtos para então valorizar o montante de produto estocado destinado para venda, em processo e vendido. Obtém-se então os custos dos produtos tanto diretos como indiretos alocados aos produtos em separado das demais despesas de vendas, administrativa e financeiras, que são descarregadas ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • custos absorção
  • Custo por absorção
  • Custo por absorção
  • CUSTO POR ABSORÇÃO
  • Exercicio custo absorção
  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTO VARIÁVEL
  • Custo direto, indireto, absorção, cpv
  • Absorçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!