Custo Padrão

Páginas: 5 (1016 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CUSTO-PADRÃO



Diferença entre custo-padrão e custo real.

Enquanto o sistema baseado em custos reais preocupa-se apenas em custear a produção para apuração de quanto custou determinado produto ou linha, um sistema de custo baseado em custos-padrão preocupa-se, basicamente, em delinear o quanto deveria custar certa produção, levando-se em conta certas condições normais (ou ideais emalguns casos). Envolve uma noção de meta a alcançar, de eficácia e de eficiência.
Claramente, o custo real deve ser apurado, mesmo num sistema de custo-padrão, pelo menos periodicamente, a fim de efetuarmos as comparações entre o padrão e o realizado. Importante é realçar, entretanto, que a empresa ou baseia seu sistema de apuração em custos reais ou em custos-padrão, conquanto naquele sempre seintegrem previsões, pelo menos no que se refere aos custos indiretos de fabricação, e neste se harmonizem as formas de se apurarem as variações com os custos reais.


Aplicações de custo-padrão.

Normalmente, quando se fala em custo-padrão, limita-se sua amplitude à área de custos de produção, conquanto existam sistemas de custo-padrão abrangentes e estendidos às áreas administrativas, dedistribuição, enfim, a toda a empresa.
Também, costuma-se afirmar que o custo-padrão, por visar inclusive ao controle de eficiência das operações fabris, é mais detalhado e analítico do que a correspondente parcela do orçamento operacional da empresa que se dedica à produção.
Custo-padrão, além de ser baseado em previsões e metas, é consubstanciado em “padrões” ou “standards” técnicos algo maisdetalhados que as previsões orçamentárias e, acima de tudo, o custo-padrão é, concomitantemente à sua finalidade de planejamento, um sistema de custeamento de produtos e tem filosofia de controle das operações.
No que concerne ao custo-padrão, controle tem um significado mais restrito, quando necessário, do que o sentido mais amplo, de avaliação de desempenho, comum em orçamento. Entretanto,também este último conteúdo pode ser atribuído ao custo-padrão, pois que da análise de variações surgem importantes conseqüências para a avaliação de desempenho no sentido de “quão bem foi atingido o curso esperado”. Num sentido mais restrito, o custo-padrão é um hábil instrumento de controle das operações, indicando se estas foram realizadas acima ou abaixo dos padrões de eficiência fixados. Certospadrões, como de mão-de-obra direta, podem ter em sua base estudos científicos de tempos e movimento.


Um ponto de contato entre Orçamentos e Custos-Padrão.

Um ponto onde é extremamente crítica a interface entre orçamento operacional e custo-padrão é o estabelecimento do nível de capacidade sobre o qual repousam todas as estimativas.
Nada impede que o orçamento seja expresso num nível decapacidade prevista como razoável para o período abrangido pela previsão orçamentária e que o custo-padrão seja baseado na capacidade normal, por ser esta última a base utilizada, usualmente, no estabelecimento dos padrões técnicos.
Conquanto existam sistemas que operam com tal dualidade de abordagens e mesmo em se considerando certas vantagens derivantes de comparações que daí possam advir,consideramos que, na prática gerencial, os dois instrumentos – o custo-padrão mais analítico e abarcando também o custeamento da produção, bem como o controle num sentido amplo e restrito, e o plano orçamentário global, verdadeira síntese da administração científica da empresa – devam estar expressos ao mesmo nível de capacidade, a capacidade normal, se for o caso. Se, entretanto, a capacidade normalfor algo difícil de obter, por uma série de circunstâncias e fatores conjunturais, no período orçamentário, talvez o mais prático, mesmo correndo o risco de contrariar os “filósofos” e puristas da contabilidade de custos, seja projetar um nível de capacidade mais consentâneo com as condições possíveis de ser antecipadas para o período orçamentário.


Natureza e tipos de Padrão.

Sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo padrão
  • Custos padrão
  • Custo padrao
  • custo padrão
  • custo padrao
  • Custo Padrao
  • Custo padrão
  • Custo-Padrão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!