Custo padrão

Páginas: 7 (1569 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Conceito de custo-padrão

O método do custo-padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos.


O custo-padrão é o custo estimado, isto é, calculado antes mesmo de se iniciar o processo produtivo, com base em estudos, dados de períodos anteriores e por meio de experiências simuladas,levando em conta eventuais deficiências existentes nos materiais e insumos de produção, na mão de obra, etc. A empresa pode fixar como padrão, custos para cada produto a ser fabricado.


O custo-padrão não precisa ser contabilizado. Na maioria dos casos ele é calculado apenas extra contabilmente.


Desse modo, torna-se um importante instrumento para a administração avaliar o desempenho daprodução, servindo inclusive de base para tomadas de decisões enquanto não se conhece o custo real.

Finalidade do custo-padrão


A grande finalidade do Custo-Padrão é o controle dos custos, tendo como objetivo o de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. O custo-padrão não elimina o Real, nem diminui sua tarefa, aliás, a implantação do padrãosó pode ser bem sucedida onde já exista um bom Sistema de Custo Real.


Outra grande finalidade do Custo-Padrão, decorrente da adoção de qualquer base de comparação fixada para efeito de controle, é o efeito psicológico sobre o pessoal; se o padrão for fixado considerando-se metas difíceis, mas não impossíveis de serem alcançadas, acabará por funcionar como e desafio de todo o pessoalenvolvido no processo.


As vantagens do custo-padrão são: eliminação de falhas nos processos produtivos, aprimoramento dos controles, instrumento de avaliação do desempenho, contribuírem para o aprimoramento dos procedimentos de apuração do custo real e rapidez na obtenção de informações.




Tipos de padrões

Custo-Padrão ideal

O Custo-Padrão Ideal, em franco desuso, é um custo determinadoda forma mais cientifica possível pela Engenharia de produção de uma empresa, dentro de condições ideais de qualidade dos materiais, de eficiência da mão-de-obra e com o mínimo de desperdício de todos os insumos envolvidos. Pode ser considerado como uma meta de longo prazo da empresa. Entretanto, a curto prazo, por existirem na pratica deficiências no uso e na qualidade dos insumos, apresentamuita dificuldade de ser alcançado.


Diante disso, é sabido que as empresas não trabalham em condições ideais. Sempre acontecerão imperfeições, embora possam ser controladas. Portanto, o padrão deveria ser estabelecido dentro de condições normais de eficiência em relação ao uso dos recursos, pois, as perdas, os desvios, os tempos desperdiçados, o uso ineficiente de máquinas e ferramentas e nãoutilização da capacidade produtiva normal pode ser controlada, ou seja, os fenômenos comuns devem permanecer dentro de limites considerados normais, em um nível de significância, que possa garantir a continuidade da empresa.

Custo-Padrão Corrente

O custo-padrão Corrente situa-se entre o Ideal e o Estimado. É o mais cientifico, no sentido de que faz a união entre aspectos teóricos epráticos da produção. Para fixá-lo, a empresa deve proceder a estudos para uma avaliação de eficiência da produção. Leva em consideração as deficiências que reconhecidamente existem mas que não podem ser sanadas pela empresa a curto e médio prazos, tais como ás relativas a materiais comprados de terceiros, inexistência de mão-de-obra especializada e outras similares.

Esse tipo de custo pode serconsiderado como um objetivo de curto e médio prazo da empresa e é o mais adequado para fins de controle.







Diferença entre o Custo-Padrão Ideal e o Custo - Padrão Corrente



|Custo-Padrão IDEAL |Custo-Padrão CORRENTE |
|Não considera ineficiência da empresa, excluindo somente as que|Considera ineficiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo padrão
  • Custos padrão
  • Custo padrao
  • custo padrão
  • custo padrao
  • Custo Padrao
  • Custo padrão
  • Custo-Padrão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!