Custo Padrão e Formação do preço de venda

Páginas: 16 (3895 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
1. Introdução

O método do custo padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos. "O custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes, com validade para determinado espaço de tempo"
Existem três tipos deCusto-Padrão: Custo-padrão ideal, corrente e estimado.
O custeio padrão é estabelecido para os materiais, a mão-de-obra e os custos indiretos. Onde veremos que os materiais, consideram-se todos os fatores passíveis de modificação, destacando-se a especificação, a quantidade, o preço, a taxa de aproveitamento, as perdas naturais etc. Para a mão-de-obra, considera-se o tempo de execução de cada etapa,o período médio de tempo improdutivo, a taxa horária de cada componente da equipe, as alterações salariais, etc. Para os custos indiretos, há dificuldade para estabelecer um padrão.

Em qualquer empresa e estabelecimento comercial para que seja bem sucedida um dos fatores importantes são os preços de vendas de seus produtos. Para isso precisa-se escolher, o melhor método a ser aplicado.
Opreço ideal de venda deve cobrir todos os custos do produto e serviços e ainda proporcionar o retorno desejado pela empresa. Mas para que esse objetivo seja alcançado, os preços devem ser competitivos.










2. Conceito de custo-padrão

Custo-Padrão como uma medida de eficiência, pois quando colocado em comparação com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação dedesempenho no sentido de buscar o curso esperado. Tal discrepância do objetivo do custeio são os desvios resultantes dessa comparação, que após sua identificação devem ser investigados e a medidas corretivas acionadas, bem como acompanhadas até que os seus efeitos sejam plenamente alcançados.

3. Finalidade do custo-padrão

A finalidade do Custo-Padrão é o controle dos custos, tendo comoobjetivo o de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. O custo padrão não elimina o Real, nem diminui sua tarefa, a implantação do padrão só pode ser bem sucedida onde já exista um bom Sistema de Custo Real. Outra finalidade é o efeito psicológico sobre o pessoal. Este efeito pode ser positivo ou negativo.
As vantagens mais importantes do custo padrãosão: remover e medir a eficiência do sistema produtivo; Controlar e reduzir os custos; Simplificar os processos de custo; Avaliar inventários e desempenho; e Fixar preços de venda.












4. Tipos de padrões

4.1 Custo-Padrão ideal

Em desuso, nasceu da tentativa de se fabricar um custo em laboratório.

4.1.1 Características

Os cálculos relativos a tempo de fabricação (dehomem ou máquinas) seriam com base em estudo minucioso de tempos e movimentos, com experiências, usando o operário mais habilitado, sem se considerar sua produtividade oscilante durante o dia, mas aquela medida num intervalo de tempo observado no teste feito;
As perdas de material seriam apenas as mínimas admitidas como impossíveis de serem eliminadas pela Engenharia de Produção;
No final,Custo-Padrão Ideal seria um objetivo da empresa a longo prazo, e não uma meta fixada para o próximo ano ou para um determinado período;
Só é possível comparação deste custo de período a período, para se ter uma idéia de quanto se evoluiu com relação aos anos anteriores.

4.2 Custo-Padrão Corrente

Mais válido e prático, diz respeito ao valor que a empresa fixa com custo de produção para o próximoperíodo para um determinado produto ou serviço. Buscam-se padrões de custos e produção que, mesmo calculados cientificamente, consideram as eventuais condições de imperfeições ambientais, empresariais e de mercado.





4.2.1 Características

Para os seus cálculos, leva-se em conta as deficiências sabidamente existentes em termos de qualidade de materiais, mão-de-obra, equipamentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de preço custo e venda
  • Custos e Formação de Preço de Venda
  • custos e formaçao de preços de venda
  • CUSTOS E FORMAÇAO DO PREÇO DE VENDAS
  • Análise de custos na formação do preço de venda
  • Contabilidade de custos para a formacao do preco de venda
  • Análise de Custos na Formação do Preço de Venda
  • Análise de custo para formação do preço de venda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!