Custo na prestação de serviço

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2011
2 SISTEMAS DE CUSTOS
A definição e a conceituação de custos constituem uma parte fundamental no entendimento dos sistemas e métodos de custeio; para tanto, é importante que seja definido qual é o objeto de custos.
Padoveze (2003, p. 40) define objeto de custo como o elemento do qual se deseja ter o custo específico apurado, ou seja, objeto de custo é o elemento que será alvo de mensuraçãomonetária, para a obtenção de seu custo total ou unitário.
2.1 Tipos de Custos
Conforme Martins (2003, p. 49), além de serem agrupados em diretos e indiretos, os custos podem também ser agrupados como fixos e variáveis. Warren et al (2001, p. 90) inclui ainda o custo misto.
(i) Custos Diretos: Padoveze (2003, p. 41) afirma que custos diretos são aqueles que podem ser fisicamente identificados para umsegmento particular em consideração; sendo assim, custos diretos são aqueles que podem ser alocados direta e objetivamente aos produtos e serviços.
(ii) Custos Indiretos: Megliorini (2001, p. 187) define custos indiretos como aqueles necessários à produção, entretanto não se pode obter seu consumo por unidade do produto ou serviço, estes geralmente são alocados aos custos do produto por meio derateios.
(iii) Custos Fixos: Segundo Warren et al (2001, p. 92), custos fixos são aqueles que permanecem inalterados, mesmo quando ocorrerem variações nas quantidades produzidas. São exemplos: custos de instalações, salários de supervisores de produção, depreciação de equipamentos, entre outros.
(iv) Custos Variáveis: De acordo com Megliorini (2001, p. 13), os custos variáveis são aqueles queapresentam variações em função do volume de atividade; quanto maior for o volume de produção, maiores serão os custos, como, por exemplo, matéria-prima, insumos, etc.
(v) Custos Mistos: Os custos mistos apresentam características tanto de custo fixo quanto variável; por exemplo, até um determinado nível de atividade, o custo é o mesmo, porém, ao se ultrapassar esse nível, há uma variação porunidade implementada.
2.2 Princípios de Custeio
A utilização de princípios diferenciados de custeio, dentro de um sistema, é fundamental para a alocação dos custos incorridos de acordo com as necessidades e características de cada operação.
(i) Custeio por Absorção: Para Martins (2003, p. 37) é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Consiste na apropriaçãode todos os custos de produção aos bens elaborados; todos os gastos relativos aos esforços de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços realizados.
(ii) Custeio Variável: Ainda segundo Martins (2003, p. 197) este critério de custeio traz mais vantagens, do ponto de vista gerencial, do que o custeio por absorção, em função dos problemas apresentados pelo método de absorção naalocação dos custos fixos através de critérios de rateios arbitrários.
2.3 Métodos de Custeio
Dentre os métodos existentes, destacam-se os tradicionais, apurados com base no custo padrão ou centro de custos, e os modernos, apurados através de unidades de esforço de produção ou custeio baseado em atividade.
(i) Custo Padrão: De acordo com Müller (1996), este método, de origem americana, tem comoobjetivo geral estabelecer medidas de comparação concernentes à eficiência da utilização dos meios de produção e seus custos associados. São estabelecidos padrões físicos e monetários para uma produção e consumo eficientes. Basicamente é usado para determinação dos custos variáveis que vão compor o cálculo de margem de contribuição.
(ii) Centro de Custos: Conforme Kliemann Neto (1993), originadona Alemanha no início do século XX, este método foi desenvolvido para tentar resolver a questão da heterogeneidade da empresa. É provavelmente a técnica de alocação de custos aos produtos mais utilizada no Brasil e no mundo.
(iii) Unidades de Esforço de Produção (UEP): Criado na II Guera Mundial pelo engenheiro francês Georges Perrin, segundo Muller (1996), este métodos considera a noção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custos na prestação de serviços
  • Análise de custo na prestação de serviço
  • Nildo Silva Leão
  • Prestaçao de servicos
  • Prestação de Serviço
  • Prestação de Serviço
  • Prestação de Serviços
  • Prestacao servicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!