Custo médio Ponderado de capital

Páginas: 8 (1914 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
A avaliação pelo valor patrimonial assume que o valor justo da companhia seria o valor contábil dos ativos da empresa subtraídos de seu passivo, restando então o valor ao qual os acionistas teriam direito. A principal fragilidade neste método está em considerar o valor contábil, valor que desconsidera o potencial esperado de lucro da empresa e que não possui relação real com o valor de mercado.Avaliar através do valor de liquidação da empresa é semelhante a utilizar o valor patrimonial, porém ao invés de utilizar o valor contábil dos ativos, utiliza-se o valor de mercado dos mesmos. Entende-se que este método seria realista por este motivo, mas carece do mesmo problema de não levar em consideração as expectativas de rendimento futuros desses ativos.
A metodologia de avaliação por valorde mercado consiste em assumir que o valor justo da companhia seria o valor de todas as ações em negociação ou o valor IPO caso este tenha ocorrido recentemente. Tal metodologia assume que os agentes do mercado possuem todas as informações e conhecimentos necessários para definir um valor justo de companhia em tempo real, e que, portanto, o valor negociado em bolsa seria o valor mais justo. Afragilidade neste caso consiste na premissa de que todos os agentes possuem as mesmas informações e conhecimentos suficientes para definir as implicações práticas de cada uma delas. Em uma eventual negociação é possível que uma das partes, seja a compradora ou vendedora, discorde deste valor por entender que o mercado eventualmente está superestimando ou penalizando excessivamente algum aspecto dacompanhia.
A avaliação através do fluxo de caixa descontado ou fluxo de caixa livre baseia-se na premissa de que o valor justo da companhia seria o valor presente de todos os fluxos de caixa livre esperados em um horizonte de tempo infinito. O fluxo de caixa livre representa o valor de caixa disponível para os investidores, depois de satisfeitas as obrigações, descontando-se as variações nanecessidade de capital de giro e os reinvestimentos. Adicionalmente, utiliza-se para encontrar o valor presente, o custo de capital da companhia, custo médio esperado dos fundos de longo prazo da empresa. Sendo assim, este método representa uma forma tecnicamente mais precisa de avaliação, deixando sobre o analista a responsabilidade de criar projeções mais realistas com embasamento suficiente parasustentá-las.
A utilização de múltiplos de mercado, por sua vez, assume, como simplificação, que uma empresa deveria valer a mesmo que as demais de seu segmento ou mercado. Utiliza-se, então, a relação entre o Equity Value e o lucro líquido ou Firm Value e o EBITDA, ambos indicadores médios do segmento. Uma vez coletados estes indicadores, basta multiplicá-los pelo lucro líquido ou EBITDA da empresaque está avaliando-se. Esta metodologia está revestida de falhas e imperfeições, uma vez que o valor de mercado de uma empresa ou a média de mercado de um segmento não representa necessariamente o valor do negócio que pretende-se avaliar.
O objetivo deste trabalho é avaliar a Ânima Educação, empresa que recentemente abriu capital na bolsa de valores e que apresenta boas perspectivas decrescimento para os próximos anos. Portanto, entende-se que parte das metodologias apresentadas na tabela 1 não resultará em um valor justo para avaliação da companhia. Portanto, com base no contexto da Ânima Educação e nas características das metodologias mencionadas acima daremos ênfase na metodologia de avaliação por fluxo de caixa descontado entendendo que esta seria a forma mais precisa de avaliar ovalor justo da companhia.
O método do fluxo de caixa possui maior rigor técnico. Neste modelo, as empresas são avaliadas por sua “riqueza econômica” expressa em valor presente, dimensionada pelo somatório dos benefícios operacionais de caixa esperados no futuro e descontados por uma taxa que reflete o custo de oportunidade dos provedores de capital. Segue abaixo a fórmula para o cálculo:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo médio ponderado de capital
  • Custo medio ponderado de capital
  • Custo medio ponderado de capital
  • Custo médio de capital ponderado
  • de Custo Médio Ponderado de Capital: WACC
  • Custo medio ponderado
  • Fifo, lifo custo medio ponderado
  • curva a, b, c e custo médio ponderado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!