CUSTO DE PRODUÇÃO

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014


CONCEITO

O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).
O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra direta usada na sua produção, o preçoda mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.
Os especialistas afirmam que muitos empresários costumam estabelecer os seus preços de venda com base nos preços da concorrência, sem antes determinar se estes chegam a cobrir os seus próprios custos. Por isso, negócios em grande quantidade não prosperam já que não obtém arentabilidade necessária para o seu funcionamento, o que reflete que o cálculo dos custos é indispensável para uma correta gestão empresarial.
A análise dos custos empresariais permite conhecer o quê, onde, quando, em que medida, como e a que se sujeitou o que possibilita uma melhor administração do futuro.
Por outras palavras, o custo corresponde ao esforço econômico que se deve realizar para realizarum objetivo operativo (o pagamento de salário, a compra de materiais, a fabricação de um produto, a obtenção de fundos para o financiamento, a administração da empresa, etc.). Sempre que não é alcançado o objetivo visando, diz-se que uma empresa tem perdas/prejuízos.





















TIPOS DE CUSTO

Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo comsua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável.
Despesas e Custos Fixos
Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo deestrutura.
Exemplos:
Limpeza e Conservação
Aluguéis de Equipamentos e Instalações
Salários da Administração
Segurança e Vigilância
Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.
Despesas e Custos Variáveis
Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordocom o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Exemplos:
Matérias-Primas
Comissões de Vendas
Insumos produtivos (Água, Energia)
Apropriação dos Custos Fixos e Variáveis
 
No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produçãocorrespondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.
 
Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pelo legislação fiscal, e serve somente para fins gerenciais. O custo de absorção é o utilizado legalmente conforme o Decreto 3.000/99. Neste método todos os gastos relativos aoesforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos, pouco importando se estes são fixos ou variáveis. Desta forma os produtos acabam absorvendo os custos, o que gerou o nome deste método (custo por absorção).
 
Vantagens do Custeio Variável
 
Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresente vantagens sobre as demais. Podemos destacar as seguintes:
 
 -Apresenta o Resultado Operacional em função das vendas
 - Não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado.
 - Torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.


































Custos de curto e de longo prazos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUSTO DE PRODUÇAO
  • custo de produção
  • Custos de produção
  • custo de produção
  • Custo de Produção
  • Produção e custos
  • Custo de producao
  • custo de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!