custo de produção

Páginas: 20 (4891 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco - AEVSF
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE
Disciplina: Gestão de Agronegócio
Professor: Alberto Dias de Moraes


Custos de Produção na Agricultura

1. Introdução

Trabalhos sobre custos de produção têm sido usados para muitas finalidades, embora precipuamente para análise da rentabilidade dos recursosempregados numa atividade produtiva, pela importância que adquire no processo de tomada de decisão do produtor.
Toda avaliação de custos é subjetiva e cercada de muitas dificuldades, segundo Schuh (1976). As dificuldades estão ligadas à avaliação correta dos bens produtivos, estimativas de rentabilidade avaliação da vida útil dos bens, preços dos insumos e serviços e parâmetros a considerar como termode comparação para retorno do capital e trabalho, entre outros. Além disso, é altamente relacionado com a tecnologia empregada.
Procuraremos aqui discutir e apresentar um método geral de estimativa de custo e análise da rentabilidade de atividade produtiva, que permite adaptações e o ajustamento às condições específicas de cada atividade e unidade de produção, embora não elimine asdificuldades de cálculo e interpretação apontadas por Schuh (1976). Daí, a necessidade de comentá-los analiticamente, de modo a evitar conclusões dessintonizadas da realidade.
O cálculo do custo de produção de produtos agropecuários é vital para a empresa rural, seja sua estimativa antes de iniciar o processo produtivo (custo de produção ex-ante), seja seu cálculo após o encerramento do processo produtivo(custo de produção ex-post).

2. Conceitos Preliminares

2.1 Atividade Agrícola – corresponde aqui a uma linha de produção de algum produto do setor agropecuário, como frutas, caprinocultura, cebola, pecuária leiteira, café, milho, feijão, flores, avicultura, etc.

2.2 Processo de Produção – corresponde a todas as atividades envolvidas na produção de certo bem, dentro de certo prazosuficiente para que se obtenham os resultados em forma do produto final. É preciso permitir um ciclo: entrada de recursos e saída de produto.

2.3 Prazo – é uma concepção de tempo com base no processo de produção. Assim o chamado curto prazo é o mínimo tempo necessário para que um ciclo se complete, isto é, o período entre o emprego de recursos e a resposta a estes em forma de produto. O longo prazoenvolve dois ou mais ciclos produtivos.

3. Custo de produção

Custo de Produção é a soma dos valores de todos os recursos (insumos) e operações (serviços) utilizados no processo produtivo de certa atividade agrícola. Representa a soma de todas as despesas explícitas (caixa) e implícitas (não caixa), que podem ser atribuídas à produção dessa exploração. O custo total é a soma dos custos fixose dos custos variáveis.

3.1 Custos fixos –

3.1.1 Custos fixos são aqueles que não variam com a quantidade produzida. Geralmente representam o custo decorrente do uso dos capitais fixos da propriedade, além de impostos e mão-de-obra permanente, entre outros.
Os custos fixos têm duração superior ao curto prazo, não se incorporam totalmente no produto a curto prazo e também não sãoalteráveis no curto prazo. O conjunto dos custos fixos determina a capacidade de produção da atividade, ou seja, sua escala de produção. Em geral, enquadram-se nessa categoria terras, benfeitorias, máquinas, equipamentos, impostos e taxas fixas, animais produtivos e de trabalho, sistematização e correção do solo, obras e equipamentos de drenagem e irrigação, lavouras permanentes, dentre os maisimportantes.
A apropriação dos custos fixos a um determinado produto depende de processos de rateio, que geralmente são estabelecidos conforme o tempo de uso dos capitais fixos de cada uma das explorações existentes na propriedade. A participação das atividades na renda bruta ou na área total cultivada também pode ser utilizada como forma de rateio dos custos fixos
Os principais itens que compõem os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUSTO DE PRODUÇAO
  • custo de produção
  • Custos de produção
  • custo de produção
  • Custo de Produção
  • Produção e custos
  • Custo de producao
  • custos de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!