CUSTO DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): UM ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA COM O CUSTEIO POR ABSORÇÃO NA UTI.

4894 palavras 20 páginas
CUSTO DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES PELO SISTEMA ÚNICO DE
SAÚDE (SUS): UM ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE
UBERLÂNDIA COM O CUSTEIO POR ABSORÇÃO NA UTI.

RESUMO
Este presente estudo teve como principal objetivo calcular os custos das internações na
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e comparar com o repasse feito pelo SUS ao Hospital de
Clínicas de Uberlândia, que é um Hospital Universitário. A partir do estudo, foram coletados e analisados dados dos gastos com os 15 leitos Adultos disponíveis de Janeiro a Junho de
2010. Com a análise documental e por meio de entrevistas com o responsável da área de custos do hospital, foi possível identificar as atividades e seus custos além de verificar-se a utilização do custeio por absorção. Os resultados permitiram identificar os custos da UTI, isto é, os gastos efetivos do hospital referentes à prestação de serviços a cada leito e desenvolver uma análise comparativa entre o repasse do convênio SUS. Chegou-se a conclusão que o valor repassado pelo SUS não é suficiente para cobrir todos os gastos.
Palavras-chave: Custos hospitalares; Custeio por Absorção; Sistema Único de Saúde (SUS);
Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

1. INTRODUÇÃO

Os pacientes demandam cada vez mais um maior nível de desempenho da instituição que os atendem, esta, para estar à altura das expectativas de seus pacientes deve “responder” com um atendimento qualificado, envolvendo questões como tempo de espera, segurança do paciente e do trabalhador, além da confiabilidade.
Há uma visão geral de que qualidade e custos são conflitantes e cabe aos profissionais de gerenciamento mostrar aos profissionais de saúde que essas características devem ser aliadas para o sucesso das instituições de saúde.
Nos Hospitais Universitários estas questões aparecem com grande complexidade.
Além da prestação da assistência médica, agregam atividades de ensino e pesquisa e, ainda, devem ser um referencial em tecnologia de ponta. Por este fato,

Relacionados