custeio por absorção

Páginas: 4 (760 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CUSTERIO POR ABSORÇÃO
O custeio por absorção é o único legalmente aceito no Brasil para avaliação de estoques, a fim de elaboração de demonstrações contábeis, pois é o método de custeio aceitopela legislação do Imposto de Renda e está de acordo com os princípios de contabilidade.
Custeio por absorção é o processo de apuração de custos, cujo objetivo é ratear todos os incorridos em cada faseda produção, independente de serem fixos ou variáveis. Um custo é absorvido quando for atribuído a um produto ou unidade da produção de maneira que o custo dos produtos vendidos ou os estoques finaisabsorverão a totalidade dos custos do período. Enfim, no critério do custeio por absorção todos os componentes ligados ao processo produtivo, direta ou indiretamente, são considerados como custos elevados a estoques de produtos acabados.
Pela aplicação desse método de custeio, cada unidade produzida compreende os custos variáveis de produção (diretamente aplicados aos produtos) e uma parcelados custos fixos. Com isso, o custo unitário será afetado com o volume da produção, pois os custos totais serão atribuídos as unidades produzidas por rateio. Dessa forma, os custos fixos por unidadeproduzida diminuem quando aumentamos a quantidade produzida e aumentamos quando há uma diminuição na quantidade produzida, ou seja, a entidade deve maximizar a quantidade produzida para não deixar osfatores de produção ociosos a fim de diluir os custos fixos.
No custeio por absorção, todos os custos, fixos ou variáveis, são apropriados à produção de determinado período. Dessa forma, devemosinicialmente segregar as despesas não ligadas à produção dos custos e levar-las a resultado do período, enquanto os custos (tanto os fixos quanto os variáveis) devem ser apropriados à produção realizada noperíodo.
De forma resumida, poderemos ter as seguintes etapas de apuração de custos:
- Separar os custos e todas as despesas;
- Levar as despesas à conta de resultado;
- Apropriar os custos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio por absorção
  • Custeio por Absorção
  • Custeio por absorção
  • Custeio por absorção
  • custeio por absorção
  • Custeio por absorção
  • Custeio por absorção
  • Custeio e absorção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!