Custeio Padrão

Páginas: 11 (2660 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração




Trabalho de Análise de Custos
CUSTEIO PADRÃO



Luis Guilherme Silva Nascimento Xavier








Rio de Janeiro
2013
1 ConceitoSegundo CREPALDI (1998), Custo Padrão é um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricação, levando-se em consideração as características tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preços dos insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta.
Para MARTINS (2008), institucionalização do Standard é a forma mais eficaz para oplanejamento e controle dos custos, passível de utilização tanto pelo Custeio por Absorção, como com o Custeio Variável. Ratificando tal assertiva, KARPLAN et al. (2000) apresenta o custo-padrão, como “metas eficientes e atingíveis estabelecidas antecipadamente para os custos das atividades que devem ser consumidas por produto”.
Muitas vezes é entendido como sendo o Custo Ideal de produção, ouseja, o resultado do uso dos melhores materiais com a mais eficiente mão de obra, utilizando cem por cento (100%) da capacidade produtiva da empresa.
Porém o conceito de Custo Ideal está em desuso, já que a meta da empresa seria em longo prazo e não para o próximo período. Um conceito de Custo Padrão muito mais eficiente é o Custo Padrão Corrente, que seria uma meta para o próximo período,levando em conta as deficiências da empresa.
O Custo Corrente tem como base estudos teóricos e práticos, é uma meta a curto e médio prazo que a empresa deverá empenhar-se para alcançar. Já o Custo Ideal nasceu da tentativa de fabricar um custo em laboratório, com base em estudos minuciosos, seria uma meta que a empresa deveria aproximar-se ao longo dos anos sem jamais alcançar.O Custo Padrão nãosignifica a eliminação do Custo Real, já que só se torna eficaz a partir da comparação de ambos, e para isto a empresa precisa ter um sistema de Custo Real eficaz.


2 FINALIDADE DO CUSTO PADRÃO
A maior finalidade do Custo Padrão é o planejamento e controle dos custos. Sua fixação impõe a necessidade de levantamentos, em confronto posterior com a realidade, para apontar ineficiência e defeitos nalinha de produção.
Propõe, então, fixar uma base comparativa entre o valor efetivo do custo e o valor que deveria ser. Não obstante, o efeito psicológico sobre o pessoal é outra grande finalidade do Padrão. Dessa forma, caso este seja estabelecido a partir de metas difíceis, mas alcançáveis, repercutirá em efeitos positivos. No entanto, se as metas forem inatingíveis, todo e qualquer esforçodo quadro de pessoal nunca será satisfatório para o objetivo-fim, criando espírito psicológico desfavorável.
O Custo Padrão tem por objetivo proporcionar um instrumento de controle à administração da empresa, porém nenhum sistema de custo permite, por si só, controlar os custos de uma empresa, já que a fase mais importante é a tomada de decisões. Para alcançar o lucro a empresa deverá planejaruma meta e assim determinar o custo desejado; avaliar as variações dos custos seja ele real ou padrão; definir as responsabilidades e o comprometimento motivacional por toda empresa; avaliar o desempenho e a eficácia operacional; substituir o custo real e formar o preço de venda.







3 O QUE É CUSTO HISTÓRICO ?
Para Hendriksen, 1999, o custo histórico é o preço agregado, pago por umaentidade para adquirir a propriedade e uso de um ativo.
É uma forma de avaliação, cujos prováveis usuários, serão os gerencia listas e o Fisco, sendo este o mais bem atendido com esse método de avaliação. No entanto, existem vantagens e desvantagens nessa metodologia, as quais apresenta-se a seguir.
3.1 Vantagens
1 o custo do ativo é fácil de ser identificado;
2 facilita a quantificação das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio padrão
  • Custeio Padrão
  • Custeio Abc e Custo Padrão
  • SISTEMAS DE CUSTEIO ABSORÇÃO VARIÁVEL PADRÃO E ABC newton
  • Capítulo 25 – formas de custeio: custo-padrão
  • custeio
  • custeio
  • Custeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!