Custeio ABC

Páginas: 9 (2104 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014






Custeio ABC




Conceito: O Custeio Baseado em Atividades consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos da empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. É a metodologia que melhor permite uma efetiva mensuração dos custos ebenefícios da implantação das estratégias ECR.
A metodologia ABC trata de definir e custear as atividades desenvolvidas pela empresa e entender como estas são demandadas pelos produtos ou serviços. Desta maneira reduzem-se sensivelmente as distorções do sistema tradicional de custeio.

Origem: O método ABC foi inicialmente desenvolvido como solução para estes problemas por dois professores daUniversidade de Harvard, Robin Cooper e Robert Kaplan. Estes identificaram três fatores independentes, mas que em conjunto concorrem para a necessidade de utilização do método ABC:
A estrutura de custos das empresas modificou-se completamente. No início do século 20, o trabalho direto representava cerca de 50% dos custos totais de produção, com as matérias primas representando 35% e o "overhead" 15%.Atualmente, o "overhead" ronda 60% dos custos de produção, os custos das matérias primas cerca de 30% e o trabalho direto 10%. É obvio que na atual estrutura de custos das empresas, a utilização do trabalho diretamente afeto à produção como base de repartição já não faz sentido.
O nível de concorrência que as empresas enfrentam cresceu substancialmente. Conhecer quais são os reais custos de produçãoé um fator chave da sobrevivência empresarial.
O custo da medição das atividades decresceu substancialmente com o desenvolvimento dos sistemas e tecnologias de informação.
Como tantas outras criações humanas também este método só pôde passar à prática através da utilização de modernos e eficientes sistemas de informação. Sistemas com um poder computacional que, só muito recentemente seencontram ao alcance de todas as empresas. Só agora é possível aproveitar todas as reais potencialidades de gestão proporcionadas pela implementação do método ABC.

Importância: O custeio baseado em atividades, conforme já mencionado anteriormente, busca primordialmente reduzir as distorções provocadas pelo rateio dos custos diretos (relativos à mão de obra) e indiretos.
No caso dos custosindiretos, a importância na aplicação do ABC ocorre em função do crescimento deles em comparação aos custos diretos.
O aumento no uso de custos indiretos também proporciona uma maior diversidade de bens fabricados, o que exige, pela entidade, que se estabeleça melhor alocação daqueles custos indiretos.
O que se observa é que os graus de arbitrariedade e subjetividade para alocação dos custosindiretos tolerados no passado, não representam mais uma realidade da prática contábil. Isso porque os graus adotados anteriormente tinham seus efeitos produzidos, e por que não considerá-los muitas vezes, distorcidos na atualidade.
Qualquer distorção que se possa eventualmente reconhecer depende de dois fatores: a proporção de custos indiretos à totalidade e a diversidade na gama de produtosoferecidos.
O sistema de custeio baseado em atividades tem sua aplicação limitada ao conceito de atividade adotada para cada departamento da empresa. Em linhas gerais, a sua aplicação carrega a finalidade funcional de custear os bens produzidos. Aqui destacamos o que a doutrina contábil classifica como “primeira geração do ABC”.
O sistema do ABC não se restringe ao custeio de produtos, sendoconsiderado pelos profissionais da área contábil como uma importante ferramenta para a gestão desses custos.


Etapas de Implementação:
1. Identificação das atividades relevantes;
2. Atribuição dos custos às atividades;
3. Identificação dos direcionadores de custos;
4. Atribuição dos custos das atividades aos produtos.

Etapa 1: Identificação das atividades relevantes

Uma atividade é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • ABC custeio
  • CUSTEIO ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio abc
  • Custeio abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!