custeio abc

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
6 CUSTEIO ABC
O método de custeio ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analíticacom o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinaremos custos associados a cada atividade, segmento, área ou produto e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.
Oscustos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstraa relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.)e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C, etc.)
A figura abaixo ilustra esta visão do método ABC:


Enquanto nos métodos tradicionais utilizados nacontabilidade analítica a alocação dos custos é efetuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios(denominados de direcionadores de custos ou cost drivers) cada qual específico à atividade (custo) a que se relaciona. O direcionador de custos (cost driver) representa a causa do volume de recursosconsumidos pela atividade.

3.2 CUSTEIO VARIÁVEL
Para Moura (2005), no custeio variável são excluídos todos os custos fixos relacionados com o produto, e somente são contabilizados os custos variáveis aalguma relação (volume, quantidade, faturamento). Basicamente somente os custos variáveis são levados em conta sejam eles diretos ou indiretos.
As vantagens do custeio variável que o custo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • ABC custeio
  • CUSTEIO ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio abc
  • Custeio ABC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!