Curva padrão glicose + frutose

Páginas: 8 (1979 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
CURVA PADRÃO DE GLICOSE + FRUTOSE



Resumo

Os carboidratos, ou açúcares, têm fórmula empírica (CH2O)n, fazem parte dos maiores grupos de compostos orgânicos conhecidos na natureza, e juntamente com as proteínas formam os principais constituintes dos organismos vivos. Os carboidratos simples mais abundantes são as pentoses (cinco carbonos) e hexoses (seis carbonos). O método de DNS éutilizado para determinação de açucares redutores e baseia-se na redução do ácido 3,5-dinitrosalicílico a ácido 3-amino-5nitrosalicílico resultando em um complexo de coloração laranja. Quanto mais escuro a tonalidade laranjada, maior a quantidade de açucares redutores. O objetivo do artigo é determinar a curva padrão da glicose e frutose, a partir do método do DNS. Os resultados encontrados nos trêsgráficos foram satisfatórios atendendo o esperado com a curva.

Palavras chave: Sacarose, método do DNS-Berkeley.

Introdução

A sacarose (açúcar da cana ou açúcar de mesa) é formada por glicose e frutose em ligação α-1,2. É natural em diversos vegetais. Comercialmente, é extraída da cana-de-açúcar, que pode conter de 14% a 24% de sacarose. A sacarose forma soluções altamente concentradas, deelevado poder osmótico (efeito preservativo e umectante) e tem função crioprotetora em alimentos.
Na natureza, mono e dissacarídeos aparecem na forma estável de anel, porém são potencialmente ativos. Se a ligação hemiacetálica é rompida por efeito de um álcali, por exemplo, a molécula fica aberta e com um grupamento redutor (reativo). A glicose em alimentos alcalinos tem o anel rompido e reage,participando, por exemplo, das reações de escurecimento não enzimático. Para produção da cana de açúcar, a presença de glicose e frutose (redutores) no caldo não é desejada, e sim da sacarose.
As propriedades de um açúcar na forma redutora são diferentes das do açúcar na forma não redutora, o que faz com que a utilização desses açúcares nos alimentos seja feita em função dessas propriedades.
Ahidrólise da sacarose pode ser feita pela enzima frutofuranase que rompe a sacarose liberando uma glicose e uma frutose. O açúcar não redutor passa a ser redutor. O nome invertido se deve a uma propriedade física dos açúcares. Assim, conforme a capacidade desse açúcar, uma vez colocado em um polarímetro, se desviar a luz polarizada para a direita ou para a esquerda ele será dextrorrotatório, ou(d) ou (+), ou será levulorrotatório, ou (l) ou (-). Não se deve confundir com formas isoméricas L e D. O plano de luz polarizada tem os lados direito e esquerdo girando em um campo elétrico sobre um eixo de propagação de comprimento de onda.
A força de rotação ótica serve para análise de açúcares. Uma solução de açúcar tem no polarímetro uma rotação específica que depende da concentração deaçúcar, da temperatura e do comprimento de onda da luz.
A sacarose é um açúcar dextrorrotatório, ou seja, capaz de desviar a luz polarizada para a direita na ordem de +65,5˚. Após a hidrólise, a sacarose dará uma glicose, também dextrorrotatória, na base de +52,5˚, e uma frutose levulorrotatória (com desvio para a esquerda da ordem de -92˚). A estrutura do anel da D-frutose favorece a rotação para aesquerda (l). A somatória é negativa, então se diz que o açúcar inverteu o ângulo de rotação. A enzima também pode ser denominada invertase.
Cada espécie molecular é capaz de absorver suas próprias frequências características da radiação eletromagnética. Esse processo transfere energia para a molécula e resulta em um decréscimo da intensidade da radiação eletromagnética incidente. Dessa forma, aabsorção da radiação atenua o feixe de acordo com a lei de absorção, também conhecida como Lei de Beer-Lambert ou somente como Lei de Beer. Esta lei nos diz quantitativamente como a grandeza da atenuação depende da concentração das moléculas absorventes e da extensão do caminho sobre o qual ocorre a absorção. À medida que a luz atravessa um meio contendo um analito que absorve, um decréscimo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • curva padrão de glicose
  • Consumindo frutose sem glicose
  • curva padrao
  • curva padrão
  • Curva padrao
  • Curva Padrão Espectrofotômetro
  • Curva Padrão de Lactose (somogye e Nelson)
  • Relatório: Teste de tolerância à glicose: curva glicêmica.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!