curva de solubilidade

Páginas: 4 (817 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Resumo:
Não é somente a natureza do soluto e do solvente que influencia, mas a temperatura também é importante. No seguinte experimento veremos como a temperatura influencia na solubilidade deNaNO3 e KNO3.

Introdução:
O composto químico nitrato de potássio ou, erroneamente, embora comercialmente usado, nitrato potássico é um nitrato cuja fórmula é KNO3. Atualmente, a maioria do nitrato depotássio vem dos vastos depósitos de nitrato de sódio existentes nos desertos chilenos. O nitrato de sódio é purificado e posteriormente colocado para reagir com uma solução de cloreto de potássio, naqual o nitrato de potássio obtido, menos solúvel, cristaliza.
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio,inclusive no comportamento químico. Solúvel em água, álcool e amônia líquida.
Algumas aplicações: fabricação de nitrato de potássio, fertilizantes, explosivos. Também usado em algumascarnes enlatadas para preservar a cor.
Encontrado na natureza, sendo esta sua principal fonte comercial. Os maiores depósitos naturais estão no Chile, Peru, Argentina e Bolívia. Por isso, também chamado salitre do Chile.Existem certo termos que se aplicam a todos os tipos de soluções e que devem ser compreendidos. As substâncias em maior quantidade numa solução e o soluto, sendo todas as demais substâncias dasolução o soluto. Há um limite para a quantidade de soluto que se dissolvera em uma quantidade fixa de solvente a uma temperatura especifica, por exemplo, se adicionarmos cloreto de sódio a 100cm3 de H2O a0°c, apenas 35,7 g do sal dissolvera, independentemente da quantidade total que for colocada de água. Uma solução com esta, que contem tanto soluto dissolvido quanto ela pode conter em contato com umexcesso de soluto é dita saturada.
(Brady, 1982)
Se ela contem menos soluto do que o necessário para saturação, ela é chamada não-saturada, e soluções supersaturadas são soluções que contem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curva de solubilidade
  • Curva de solubilidade
  • Curva de Solubilidade
  • CURVA DE SOLUBILIDADE
  • curva de solubilidade
  • curva de solubilidade
  • Curva de solubilidade
  • Curva de solubilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!