Curva de solubilidade - química (obs: as imagens não aparecem, mas coloquem no site e vejam ; d)

390 palavras 2 páginas
Sumário

● 1. INTRODUÇÃO 01
● 2. CURVA DE SOLUBILIDADE 02
● 3. CONCLUSAO 04
● 4. REFERENCIA 05

1. INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir vamos falar a respeito das Curvas de Solubilidade, a solubilidade de uma substância em um determinado solvente depende, entre outros fatores, da temperatura.
Logicamente que a natureza dos componentes que formarão uma solução, o soluto e o solvente, também interfere diretamente no quadro.

2. CURVA DE SOLUBILIDADE

As curvas de solubilidade são diagramas que indicam a variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura.

Por meio da análise do gráfico, observamos que regiões abaixo da curva representam solução não-saturada, sobre a curva, região saturada e acima da curva, desde que as quantidades permaneçam em solução, região supersaturada.

O gráfico abaixo representa a solubilidade de várias substâncias em função da temperatura.

Observamos que a maioria das substâncias aumenta a solubilidade com o aumento da temperatura. Podemos dizer, então, que se trata de uma dissolução endotérmica.
Para uma substância como Ce2(SO4)3, a solubilidade diminui com o aumento da temperatura;

portanto, trata-se de uma dissolução exotérmica. Este tipo de dissolução é facilmente observado para os gases. Refrigerantes promovem a formação de maior quantidade de espuma ao serem abertos quando se encontram a maiores temperaturas devido à liberação de
CO2 que estava inicialmente dissolvido.
O gráfico do coeficiente de solubilidade em função da temperatura é utilizado principalmente para informar a solubilidade de uma ou várias substâncias em função da temperatura.
Por exemplo:

Interpretando o gráfico:
– na temperatura de 50 °C, a quantidade máxima de KNO3 que se dissolve em 100 g de água são 80 g. A solução em questão é saturada.
– para obtermos uma solução saturada KNO3 a 40 °C, basta dissolver 60 g de KNO3 em 100 g de água.
– se resfriarmos uma solução saturada de 50 °C para 40 °C,

Relacionados

  • Gramática da lingua portuguesa
    183638 palavras | 735 páginas
  • LIVRO Gramática da Língua Portuguesa
    199552 palavras | 799 páginas