curva de possibilidade e produção

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Curva de possibilidade e produção (CPP)
Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
Assim na função supõe-se a produção de apenas dois bens, sabendo que os restantes fatores deprodução já são dados. A Função FPP tem a forma de curva e, ao longo desta, é possível estabelecer diferentes pontos máximos de eficiência produtiva e respectivos trade-offs resultantes do aumento/diminuição da produção de um dos bens expostos. Qualquer ponto no seu interior representa ineficiência produtiva, pois não se produz na máxima eficiência possível, estabelecida pela fronteira. Qualquer pontono seu exterior é impossível como prova a lógica.

Teoria
A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
Em economia de mercado, descentralizadas, a escolha sobre as alternativas de produção fica a cargo do mercado. Já em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento da CPP é feito conforme decisão de quem acontrola.
Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.
Quando um ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção subutilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização demais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.

Eficiência produtiva
Teremos a eficiência produtiva somente se estivermos situados sobre a fronteira (ao longo da linha AF), onde aumentos na produção de soja deverão vir, necessariamente,acompanhados de diminuições na produção de milho.
Custo de Oportunidade: acabamos de verificar que se a fazenda estiver usando eficientemente seus recursos (o que indica uma situação de pleno emprego) um aumento na produção de soja somente ocorrerá mediante uma diminuição na produção de milho. Assim, o custo de um produto poderá ser expresso em termos da quantidade sacrificada do outro.





ExemploSendo os recursos escassos temos que sacrificar total ou parcialmente outro bem qualquer. Utilizando todos os recursos disponíveis ( " pleno emprego dos fatores " )


· Finalidade: demonstrar o conceito de escassez
· Indica: combinações máximas possíveis de produção de dois bens que podem ser obtidas quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes maneiras.
· Na Curva(pontos I, J, K): níveis altamente eficientes, significa que todos os recursos produtivos estão sendo utilizados.
· Dentro da Curva (ponto G): subemprego de fatores (capacidade ociosa), pois a sociedade poderia aumentar sua produção de alimentos sem reduzir a produção de automóveis, ou vice-versa.
· Fora da Curva (ponto L): está fora da fronteira. Para atingir este ponto a Curva tem que sedeslocar à direita (níveis mais elevados de produção).
· Custo de Oportunidade: mede o valor das oportunidades perdidas em decorrência da escolha de uma alternativa de produção em lugar de uma outra também possível.
REFERENCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fronteira_de_possibilidades_de_produ%C3%A7%C3%A3o
http://www.inf.puc-rio.br/~adm1010/pdf/ADM1010_1b.pdf - Exemplo.
Teoria da Oferta e Demanda Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
- O gosto do consumidor; - A relação entre o preço do bem - quanto maior, menor será a procura pelo mesmo; - A relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curvas de possibilidades de produção
  • Curva de possibilidades de produção
  • Curva de Possibilidade de Produção
  • Curva de possibilidades de produção
  • Curva de Possibilidades de Produção
  • Curva de possibilidade de produção
  • curva de possibilidade de produção
  • Curva de possibilidade de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!