curva de aquecimento do naftaleno

Páginas: 6 (1408 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013







Curva de Aquecimento do Naftaleno

















Objetivos
Determinação da temperatura de fusão de uma amostra de naftaleno C10H8 (comercial), a partir da curva de aquecimento do composto.
Fundamentação Teórica

A cada 0,5 minutos a temperatura subiu gradativamente entre 0,5°C e 1°C. E o naftaleno mudou seu estado físico para líquido entre 76°C e 80 °C.Substâncias, misturas e ponto de fusão
O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido nas condições normais de pressão, coexistindo ambas as fases (sólida e líquida) em equilíbrio e o ponto de ebulição designa a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.
O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valorconstante, característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da mesma substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, a substância não pode ser considerada pura.
O ponto de ebulição não tem a mesmaimportância para a caracterização ou critério de pureza de uma substância quanto o ponto de fusão, mas tal como no ponto de fusão quando se determina o ponto de ebulição de uma substância pura não é admissível que surjam variações na temperatura superiores a +/- 1oC.
Mistura é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea ou heterogênea, conformeapresente ou não as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinada.
Toda mistura homogênea é uma solução, por definição.
Substância pura é todo material com as seguintes características:
Unidades estruturais(moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si.
Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição,etc.
A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).
Pode ser representada por uma fórmula porque tem composição fixa.
Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.
As misturas não apresentam nenhuma das características acima. Essas são asdiferenças entre as misturas e as combinações químicas (substâncias puras compostas).
Forças intermoleculares
Sob um ponto de vista histórico, o efeito das interações intermoleculares e sua manifestação sobre o comporta mento de sistemas químicos começou a mais de dois séculos atrás com os experimentos pioneiros em sistemas gasosos realizados por cientistas co mo Robert Boyle, Jacques Charles,Joseph-Louis Gay-Lussac e Johannes van der Waals. A combinação das relações obtidas por Boyle, Charles e Gay-Lussac levou à conhecida equa ção de estado dos gases ideais:

Um gás ideal é, por definição, um sistema gasoso constituído de partículas pontuais e não interagentes, isto é, não existe nenhuma interação entre as partículas constituintes do gás, quer sejam átomos ou moléculas. A análise daequação de estado dos gases ideais nos revela algumas curiosidades. Por exemplo, a uma dada pressão e temperatura, 1 mol de qualquer gás ocupará o mesmo volume. Isto é devido ao fato que a equação dos gases ideais não contempla nenhuma informação inerente ao sistema gasoso sob estudo, o que faz com que as propriedades termodinâmicas calculadas sejam as mesmas para qualquer gás.

Interações dotipo dipolo-dipolo
Em moléculas constituídas de átomos diferentes, os elétrons não são compartilhados de maneira equivalente. O comportamento de átomos em moléculas pode ser entendido através de uma série de conceitos. Por exemplo, a tendência de um átomo em atrair elétrons para si, em um ambiente molecular, é caracterizada por uma quantidade denominada eletronegatividade.
Em uma molécula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curva de aquecimento
  • Experimento curvas de aqecimento do naftaleno
  • curva de aquecimento
  • curva de aquecimento
  • CURVA DE AQUECIMENTO
  • Curva de aquecimento de H2O
  • Curva de aquecimento da agua
  • CURVA DE AQUECIMENTO DA ÁGUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!