CURVA ABC

Páginas: 3 (729 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014

A ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS ABC



O sistema de Custeio Baseado em Atividades (ABC – Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio,necessários no sistema tratado anteriormente de custeio por absorção. O ABC apresenta inegáveis vantagens sobre os critérios mais tradicionais, pois chama a atenção para os “direcionadores” decustos, bem como consegue atribuir os custos indiretos aos produtos de forma a espelhar a utilização de capacidade por parte dos produtos de maneira muito melhor do que o tradicional rateio de custosindiretos calculados numa base de volume de atividade único, mesmo que utilizando várias taxas departamentais. É uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelorateio arbitrário dos custos indiretos. O fundamento do sistema ABC é o princípio da causação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, paralhe imputar o valor.
A idéia básica é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamentodos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhes os custosdefinidos. Por isso, aos fins de implementar o método ABC deve-se ponderar as atividades envolvidas em cada processo de produção, seja de uma mercadoria ou um serviço.
O Sistema de Custos ABC é ummétodo bastante complexo e que envolvem dispendiosas e demoradas análises dos objetos e das operações da empresa. Além do mais, consideráveis investimentos em informatização, treinamento de pessoal, e,provavelmente, a contração de consultoria externa competente para auxiliar na implantação. Portanto, pode-se dizer que a empresa que requerer o ABC é aquela cujos custos indiretos representam parcela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curva abc
  • CURVA ABC
  • curva abc
  • CURVA ABC
  • Curvas abc
  • Curva abc
  • Curva ABC
  • curva abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!