CursoNaoLetais Mod4

2854 palavras 12 páginas
Técnicas Não-letais
Boas ferramentas podem ser consideradas como responsáveis por metade do trabalho feito. Será, no entanto, a habilidade do artesão que influenciará decisivamente na beleza e qualidade do produto final.
Cees de Rover
Neste módulo, você terá uma comprovação do que foi falado desde o início, ou seja, de que o mais importante é realmente a técnica usada pelo agente de Segurança
Pública durante o contato com as pessoas.
As técnicas não-letais são tão importantes quando se usa armas e equipamentos nãoletais quanto nas situações em que o policial só dispõe de arma de fogo. É sobre isso que iremos tratar.
Neste módulo foram relacionadas 4 aulas:
• Técnicas de combate corpo-a-corpo;
• Técnicas não-letais de abordagem policial; e
• Técnicas de verbalização.
-

Aula 1 - Técnicas de combate corpo-a-corpo
O objetivo desta aula é apresentar as principais características da utilização de técnicas de combate corpo-a-corpo.
-

Técnicas de combate corpo-a-corpo
São as técnicas de defesa pessoal e imobilização de indivíduos infratores para a realização de buscas pessoais, colocação de algemas e condução.
Chamamos de combate corpo-a-corpo, pois não se tratam de técnicas de defesa pessoal, simplesmente, já que o policial utiliza tais técnicas não só para defesa, mas também para imobilizar indivíduos exaltados ou que estejam em atitude de resistência passiva. Também não tratamos por técnicas de imobilização, pois nem sempre o policial poderá se dar ao luxo de imobilizar o indivíduo, sem lhe causar lesões corporais, como explicaremos adiante.

Curso Técnicas e Tecnologias Não-letais de Atuação Policial – Módulo 4
SENASP/MJ - Última atualização em 18/10/2007

www.fabricadecursos.com.br

As técnicas de combate corpo-a-corpo devem ser desenvolvidas ou adaptadas a partir de algumas considerações:


O encarregado de aplicação da lei deve ter em mente que deve usar a força proporcionalmente à ameaça sofrida e não para satisfazer a prazeres pessoais de imprimir sofrimento

Relacionados