Curso T Cnico Em Meio Ambient1

1047 palavras 5 páginas
Trabalho de Português Instrumental: Regência Nominal e Verbal

Regência
A regência é um dos aspectos da língua em que se evidenciam claramente as diferenças entre a variedade linguística padrão e as variedades linguísticas não padrão. Mesmo entre as falantes que regulamente usam a variedade padrão é comum haver diferenças no emprego da regência em situações de uso da língua escrita e da língua oral. Em situações em que há necessidade de produzir textos que sigam a variedade padrão formal.
OBS: Quando um termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. Quando o termo regente é um nome substantivo, adjetivo ou advérbio ocorre à regência nominal.
Regência Nominal
É o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. Na regência nominal, é preciso levar em conta que vários nomes apresentam exatamente o mesmo regime dos verbos. Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos.
EX: obedecer a algo/ a alguém Obediente a algo/ a alguém.
Regência Verbal
A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que se complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). A regência verbal permite ampliar a capacidade expressiva, pois oferece a capacidade de diversos significados que um verbo pode assumir com a simples mudança ou retirada de uma preposição.
EX: A mãe agrada o filho. -> agradar significa acariciar A mãe agrada ao filho. -> agradar significa “ causar agrado ou prazer”, satisfazer.
Logo, conclui-se que “agradar alguém” é diferente de “agradar a alguém”.

Regências Verbais e Nominais

1) Agradar: A regência do verbo “agradar”, no sentido de satisfazer,

Relacionados