CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEST O AMBIENTAL

1290 palavras 6 páginas
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL IMPACTO DOS RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS

Januária - MG
2011

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL IMPACTO DOS RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ___________________. Prof.(s):

Januária – MG
2011.
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar as questões ambientais existentes, no que diz respeito aos resíduos sólidos urbanos tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente.
Diversos autores relacionam casos de doenças aos resíduos sólidos. Entretanto, a influência dos resíduos urbanos se faz sentir, principalmente, por vias indiretas. Os sistemas de limpeza urbana (SLUs), cujo estabelecimento é uma necessidade e decorrência das atividades desenvolvidas pelo homem em sua comunidade, possuem as seguintes atribuições: coleta, limpeza de ruas, transporte, tratamento e serviços complementares.
Algumas questões relacionadas aos resíduos de saneamento são contempladas na Agenda 21, na qual as alternativas de minimização da geração, bem como sua disposição segura e ambientalmente aceitável, devem ser buscadas e adotadas. O clima tropical predominante em nosso país proporciona condições muito favoráveis ao cumprimento dessas premissas, possibilitando a escolha de tecnologias de tratamento de esgotos que, além de produzir menor quantidade de resíduos, quando comparadas a sistemas convencionais, permitam a utilização de fontes de energia alternativa para a secagem e higienização desses resíduos.

Relacionados

  • eraere erqewr qerqew
    40668 palavras | 163 páginas
  • hjjj
    40668 palavras | 163 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas