CURSO Module 5 Empreend

925 palavras 4 páginas
5

Ideação de Empreendimentos

Curso:

ANÁLISE DE VIABILIDADE DO SETOR:

Q ue m s ã o s e us c o n c o r r e n te s ?
Na an ál i se de v i ab i l i dade do se to r, vo cê e st á te ntando de te rminar co mo seu produto ou ser v i ço se adap ta a u m se gme nto. A lé m disso, vo cê e st á ide nt ificando seus con cor ren tes e an al i sando o s fato re s qu e co ndu z e m se u se gme nto.

Você deve iniciar usando uma ferramenta de análise do segmento, como o Modelo das Cinco Forças de Porter, para examinar a atratividade de seu segmento e identificar os fatores que o conduzem. Usando este modelo ou um modelo similar, você avaliará cada um dos seguintes fatores para seu segmento:

PART IC IPAN T ES POT EN C IAS

CON CORRÊNC IA
Quem são seus concorrentes em potencial e qual é a base para a concorrência (por exemplo, preço, características do produto ou distribuição)? Menos concorrência é melhor, porque as níveis mais altos de concorrência frequentemente resultam em “disputas de preço que diminuem o lucro, níveis mais altos de gastos com propaganda e marketing e introduções freqüentes de novos produtos.”

Quão fácil é para novas firmas entrarem no segmento? Há muitos obstáculos? Por exemplo, os custos para entrar são altos quando as tecnologias necessárias para competir são extremamente protegidas. Ou há poucos obstáculos?
Por exemplo, entrar requer poucos custos iniciais, tecnologia facilmente acessada e há poucas economias de escala que aumentam o custo para produzir o produto ou serviço. Os segmentos com vários impedimentos ou grandes obstáculos são mais atraentes que aqueles nos quais as empresas podem facilmente entrar, pois os grandes obstáculos limitam a concorrência.

DI S PON I BI L IDA D E
DE S UBS TI T U TOS
Há muitos substitutos para seu produto ou serviço? Os clientes podem trocar facilmente para outro produto no segmento com poucas ramificações? As empresas que competem em segmentos que oferecem muitos produtos parecidos ficam sobrecarregadas por terem

Relacionados

  • Relatorio de Gestão
    427661 palavras | 1711 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas