Curso Inseminação Artificial

Páginas: 17 (4090 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO
A Inseminação Artificial (IA), é a técnica disponível mais importante para acelerar a melhoria do padrão genético do rebanho, de custo acessível, com inúmeras vantagens.
Com a introdução de novos métodos de indução ao cio (naturais ou não) e sincronização do cio, a Inseminação Artificial passou a assumir papel de destaque na pecuária, principalmente com a intensificação dosprogramas de produção de novilho precoce e cruzamentos industriais. Vário são os benefícios de sua adoção.
Através da Inseminação Artificial, vários são os motivos, e incontáveis os resultados positivos obtidos em um rebanho. Partindo do princípio que a fazenda possua as condições (e a grande maioria possui) para o emprego correto da técnica, a Inseminação Artificial quando associada a monta natural (oumonta natural controlada, através de repasse com touros selecionados), proporciona benefícios em termos de melhoramento genético, produção e produtividade como serão detalhados durante o andamento deste trabalho.
A I.A. é o grande "gancho" da pecuária moderna, no qual o criador pode se agarrar. Com os atuais custos de produção, não pode mais o criador ficar enraizado nos conceitos e sistemasultrapassados de criação; há necessidade urgente de se adaptar às novas tecnologias, reduzindo custos e tendo maior produção e produtividade no seu "negócio".
O criador que se enquadra nos métodos tradicionais de Produção, salvo em condições especiais, está deixando de obter lucros, pois produz seus bezerros a um custo muito maior do que poderiam obter com a utilização da I.A., além de estardispensando benefícios relacionados aos elevados níveis de ganho genético. Ele pode contar com empresas ou profissionais capacitados que prestam inclusive serviços de terceirização.
A Inseminação Artificial não custa. Vale, pois gera lucros ao seu usuário.
Procure o Médico Veterinário que possa lhe esclarecer dúvidas sobre o assunto.
2. CONCEITO
Entende-se por Inseminação Artificial como sendo afecundação da fêmea (do óvulo) sem o contato direto com o macho: através da coleta e manipulação do sêmen, introdução e deposição do sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea, com instrumental e técnica apropriados, visando a fecundação.
É preciso que fique claro que o homem apenas deposita o sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea. A fecundação do óvulo (espermatozóide + óvulo) e a formação de um novoser ocorrem naturalmente (sem a interferência do homem).
 . HISTÓRICO
A Inseminação Artificial (I.A.), é também conhecida como Técnica de Reprodução Assistida (T.R.A.), termo pouco utilizado para bovinos.
Acredita-se que teve seu início no ano de 1332, segundo a lenda, em eqüinos, pelos árabes. Em 1779 foi realizado, segundo a história, a primeira Inseminação Artificial: foi quando o mongeitaliano Lázaro Spallanzani demonstrou ser possível a fecundação de uma fêmea sem o contato direto com o macho, colheu sêmen de um cachorro através de excitação mecânica e o aplicou em uma cadela em cio, a qual veio a parir três filhotes.
Os russos encabeçados por E. Ivanov deram à Inseminação Artificial de animais domésticos, caráter de grande escala utilizando eqüinos, a partir de 1912. Era onascimento de uma técnica que iria revolucionar o campo da reprodução animal, sendo largamente utilizada em todo o mundo.
No ano de 1949 Polge, Smith e Parquer, pesquisadores ingleses, demonstraram que o espermatozóide podia ser conservado por um longo período de tempo a baixas temperaturas utilizando o Nitrogênio Líquido. Até então, o sêmen era conservado em refrigeração, a temperatura de 5ºC,quando os espermatozóides viviam poucos dias.
Essa descoberta permitiu a sua conservação indefinidamente, dando maior difusão à Inseminação Artificial e favorecendo assim, de maneira decisiva, o incremento do comércio de sêmen e exaltando todas as vantagens que a Inseminação Artificial proporciona.
Atualmente, muitos países inseminam quase a totalidade de seus rebanhos bovinos, calculando-se que no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inseminaçao artificial
  • Inseminação Artificial
  • Inseminação artificial
  • Inseminação Artificial
  • inseminação artificial
  • Inseminação artificial
  • inseminação artificial
  • inseminaçao artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!