Curso Ed No Brasil

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Introdução:
1. A Educação Infantil no Brasil
Ao mencionarmos Educação Infantil, ainda se tem em mente a ideia de um ambiente acolhedor, que oferece cuidados e assistência às crianças cujos pais e/ou responsáveis precisam trabalhar e contam com estes espaços para garantir o cuidado de seus filhos durante a maior parte do dia. Porém, a Educação Infantil vai além desta concepçãoassistencialista – herdada desde a metade do século XIX, com o surgimento das primeiras instituições de resguardo de crianças.
Nessa perspectiva, o atendimento oferecido a estas crianças era visto como “um favor oferecido” e assim, como tomada estratégica para solucionar problemas ligados à sobrevivência destas. No decorrer da história do país e, durante muito tempo, a abordagem assistencialista, comfoco no cuidado, bem estar e higiene das crianças, constituía as principais funções das Instituições Infantis no Brasil. (RCNEI, 1998)
1.1 A relação do cuidar e educar e a visão atual
No contexto da Educação Infantil, podemos pensar o termo ‘cuidar’ num sentido mais amplo, como um ato de valorização da criança, de modo a contribuir em seu desenvolvimento como ser humano, em suas capacidades,identificando e correspondendo às suas necessidades essenciais, ligadas à questão da alimentação, higiene, saúde, vestuário, pelos quais todos os seres humanos estão subjugados, (RCNEI, 1998, p. 25), quanto ao educar com relação à primeira etapa da Educação Básica, denominada na atual LDB como Educação Infantil, o documento aborda a educação com a finalidade de desenvolver o educando em suaformação pessoal e social, para o exercício da cidadania.
1.2 A Educação Infantil na LDB e Referenciais Curriculares
Artigo 29 – A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
Artigo 30 – A Educação Infantilserá oferecida em:
I – Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.
II – Pré - escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
Artigo 31 – Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
A Educação Infantil tem-se expandido, suaconsolidação tem sido sinalizada a partir do reconhecimento de sua importância pelas políticas públicas, com a criação de documentos e leis de diretrizes e bases, que fundamentam e definem parâmetros para esta etapa da formação do ser humano que, mesmo não sendo obrigatória, passou a ser direito da criança e uma conquista social.
- Art. 61º. A formação de profissionais da educação, de modo a atenderaos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos:
- Art. 62º. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício domagistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
De acordo com Aranha, 2006 a formação de professores para a educação básica mereceu um avanço, ao se determinar, nos artigos 62 e 63 da LDB de 1996, a exigência do curso de nível superior, de graduação plena em universidades, para substituir o curso de magistério ede nível médio,
constituindo-se também a proposta de programas de educação continuada e procedimentos para a valorização dos professores (págs. 326).



2- O currículo da Educação Infantil
O Referencial é um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade, que trabalha identidade e autonomia (eixos) e Formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de curso ed fisica
  • ARTIGO CONCLUSAO DO CURSO GRADUACAO ED
  • Cursos de Secretariado no norte do Brasil
  • Curso de engenharia florestal no Brasil
  • Plano de curso prova brasil
  • fundação curso de direito no brasil
  • Surgimento do Curso de Direito no Brasil
  • Cursos De Direito No Brasil 2013

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!