curso ebd

Páginas: 40 (9877 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS - Taubaté – SP.
 
DEPARTAMENTO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - GESTÃO 2010.
 
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EBD 2010
 
 
 
 
 
 
I – DIDÁTICA
 
II – ÉTICA DISCIPLINAR
 
 
III – DISCIPULADO DINÂMICO
 
 
IV – O ENSINO RELEVANTE PARA ADOLESCENTES
 
 
V - O ENSINO RELEVANTE PARA JUVENIS
 
VI - Auto-Avaliação para Professores deEscola Bíblica
 
 
 
 
           DIDÁTICA
 
 
 
OS PRINCÍPIOS NECESSÁRIOS PARA UMA BOA DIDÁTICA.
 
I – METODOLOGIA
Os métodos didáticos são os elementos que o professor utiliza para uma boa aula. Cada professor deve assumir uma forma própria de elaborar suas lições e de dar as suas aulas.
Fatores que levam o professor a desenvolver um bom método didático:
 
1 – LEVAR EM CONTA AIDADE DA CLASSE.
O professor não pode assumir um método de ensino que esteja fora da faixa etária da sua classe. Cada fase da vida está relacionada a certas características e são a essas características que o professor deve estar atento para poder alcançar o êxito esperado. É preciso saber direcionar as aulas dentro desse propósito, para isso, o professor necessita conhecer as características quepermeiam a idade da classe que ensina.
 
2 – SER UM BOM PESQUISADOR.
É impossível desenvolver uma boa didática se o professor não tem o habito de pesquisar. Não é que a lição não tenha um aparato suficiente para dar uma boa aula, é que ela é muito resumida e requer alguns recursos adicionais. 
 
3 – TER CRÍTICA AUTO-SUGESTIVA.
Reconhecer que precisa melhorar, que precisa mudar alguns detalhesem sua maneira de dar aula, é um dos maiores obstáculos que impede que o professor alcance um método disciplinar avançado. O professor precisa ter a capacidade de saber criticar a si mesmo, de reconhecer que precisa de ajuda. Achar que não precisa pesquisar, que não precisa participar de reuniões, que é só abrir a lição e pronto tudo está feito, é um equivoco crucial para o impedimento docrescimento de qualquer professor. O professor deve, acima de tudo, olhar a cada dia no espelho e perguntar para si mesmo se é o professor que está alcançando os objetivos necessários. 
 
 
II – LIÇÃO PROGRAMADA
 
Na hora de aplicar a lição da escola bíblica dominical, geralmente, o professor encontra alguns empecilhos que requerem de si um certo malabarismo. A lição programada, feita em casa, ajudaa eliminar esses empecilhos, isso porque o professor cria um programa com começo, meio e fim. A lição programada é o controle que o professor tem sobre sua lição, a capacidade de assimilar e associar dentro de qualquer tempo. Uma lição programada é feita com:
 
1 – OBJETIVOS DEFINIDOS.
A falta de objetividade é o momento em que o professor parece não saber o que está fazendo, como se estivesseperdido. O objetivo é quando o professor sai de casa para a classe de aula sabendo exatamente o que vai fazer, e certo dos alvos que vai alcançar.
 
2 – RASCUNHOS.
Muitas vezes a lição não é dada dentro do tempo previsto porque o professor ensina cada ponto da lição em apreço, independentemente, como se cada um fosse um assunto particular. Antes da aula é preciso que se tenha uma visãopanorâmica de toda a lição, então, se faz um rascunho ou esboço com os pontos que definem categoricamente cada tópico.
 
III – NOÇÃO
1 – O PROFESSOR PRECISA TER NOÇÃO:
A – Do Tempo
Noção de tempo na hora dar a aula é como um pedestre no momento de atravessar a rua, ele olha para a avenida que vai cruzar e que vê que não muito longe vem se aproximando um carro, ele faz um calculo preciso entre adistância e o tempo, ao fazer essa comparação, ele sabe se atravessa ou não. Assim também deve ser na classe de aula, o professor precisa comparar o tamanho da lição e o tempo e, então, procurar o meio certo para efetivar toda a lição.
 
B – De funcionamento
            Noção de funcionamento é a capacidade que o professor tem de analisar a condição de sua classe, encontrar as deficiências e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de EBD
  • EBD Cristão
  • Desafio EBD
  • Fisica ebd
  • Boletim EBD
  • Temas para EBD
  • Trabalho ebd
  • Gincanas ebd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!