CURSO DE PEDAGOGIA

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2015
CURSO DE PEDAGOGIA – UNIUBE
POLO CARIACICA
ETAPA VI



ELIANA SILVA SANTOS TEIXEIRA







TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM









CARIACICA – 2014

CURSO DE PEDAGOGIA – UNIUBE
POLO CARIACICA
ETAPA VI


ELIANA SILVA SANTOS TEIXEIRA






MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM





Trabalho apresentado à matéria de Construção de aprendizagem, 6ªetapa, orientador (a): Adriana Estela Custodio Carletto.





CARIACICA - 2014
SUMÁRIO

Desnvolvimento 4
Referências Bibliográficas 7



Meu nome é Eliana, tenho 47 anos, sou casada e tenho um casal de filhos.
Há três anos, quando prestei vestibular para o curso EAD PEDAGOGIA, tudo que eu queria era me qualificar para voltar a ser professora, pois eu sou magistrada e hoje em dia precisamos de umagraduação para conseguir algo melhor. Sempre trabalhei com crianças, e na escola municipal sempre dei aulas para educação infantil.

Comecei o curso com o apoio incondicional da minha família, principalmente meu marido, que é sempre compreensivo, e de minha filha que sempre me ajudou com deveres, trabalhos e tudo que era relacionado às coisas virtuais.

Quando começaram as aulas e pude ver a gradecurricular, percebi que ser um profissional pedagogo tem um leque muito mais amplo de possibilidades.
Não havia pensado ainda no homem como ser histórico e social com consciência que lhe permite conhecer o mundo em que vive e cria condições para transformá-lo de acordo com o seu desenvolvimento. Assim, estuda-se o desenvolvimento humano desde sua dimensão biológica, até seus aspectos físicos,mentais e emocionais. 
Fiquei encantada ao conhecer as teorias que nos foi deixada pelos grandes estudiosos e pensadores como: Piaget, Freud, Skinner, Vygotsky, Carl Rogers, Wallon e muitos outros. 

As fases do desenvolvimento, apresentadas por Piaget deixa para os professores uma importante base para que se possa entender o aprendizado da criança.
Wallon nos deixa um legado sobre a afetividade que ésuper importante na relação professor/aluno. O professor que tem conhecimento sobre o desenvolvimento humano e sobre os processos de aprendizagem se encontram em melhores condições para compreender seus alunos e atender às suas necessidades. Além desse aprendizado sobre as teorias e suas contribuições para a educação, também compreendi mais sobre as tendências pedagógicas que fizeram parte daeducação até os dias atuais, quando ainda se pode ver, pessoas e até escolas com concepções ultrapassadas de ensino.
Através da história da educação pude entender os desafios e dilemas pelos quais passou a educação brasileira através dos tempos e como ainda hoje com todas as mudanças ainda se pode ver resquícios do passado.
Em um seminário que vi pela internet, o professor Luciano Curi falava sobrea história da educação brasileira. Meu Deus, eu nunca mais esqueci, pois fiquei encantada com seu modo de dar aula e o quanto ele é rico de conteúdo. É um modelo de professor que eu gostaria de seguir. Tive também um aprendizado muito grande sobre as contribuições de Paulo Freire, Rubem Alves, Demerval Saviani, que lutaram muito para a melhoria da educação. 

As concepções de infância dos tempospassados eram de que a criança era um adulto em miniatura, não tinham voz, nem vez e, nos dias atuais a criança conquistou espaço junto à sociedade sendo reconhecida como sujeito de direitos, garantidos por lei, inclusive a educação. A educação infantil no Brasil passou a ser legalmente reconhecida como um dever do Estado e um direito de toda criança somente com a Constituição Federal de 1988.Outro tema que me trouxe mudanças são os ambientes de aprendizagem, pois na minha época de estudante o único ambiente de aprendizagem escolar era a sala de aula, que estava sempre do mesmo jeito. E agora existem muitos ambientes de aprendizagem dentro e fora da escola e o mesmo espaço pode ser transformado em vários ambientes, podendo-se utilizar as tecnologias de informação e comunicação nesses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • curso de pedagogia
  • Curso pedagogia
  • Curso de pedagogia
  • CURSO DE PEDAGOGIA
  • Curso de Pedagogia
  • CURSO DE PEDAGOGIA
  • Curso de pedagogia
  • CURSO DE PEDAGOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!