Curso de oratória

Páginas: 26 (6450 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2013
ORATÓRIA

Mensagem Inicial

Se desejarmos obter o máximo deste curso, há um requisito indispensável e infinitamente mais importante do que qualquer regra ou técnica que venhamos abordar. A menos que este requisito fundamental e importantíssimo seja observado, um milhão de regras de como aprimorar-nos, terá um pequeno, senão um insignificante valor em nosso desenvolvimento. E se contarmos comeste dom essencial, conseguiremos maravilhas sem aprender quaisquer outras sugestões para obter o máximo deste curso.
Que mágico requisito é este?
Criarmos, Alimentarmos e Mantermos um Profundo e Dinâmico Desejo de Aprender, uma Vigorosa Determinação para Aumentar a nossa Habilidade em Oratória, o que preferimos chamar de “ARTE DE FALAR EM PÚBLICO”.

Como poderemos desenvolver tal desejo?Tenhamos sempre em mente a importância de tais princípios para nós. Consideremos, meditemos, procuremos pensar, quanto o domínio sobre esses princípios nos auxiliará na condução de uma vida mais gratificante, feliz, plena..

Inspirado em Dale Carnegie.
Histórico da Comunicação

Embora o nosso curso tenha o objetivo básico a apresentação de elementos práticos para o aprendizado da oratória,julgamos importante discorrer algumas linhas sobre a história desta arte, por esse motivo e por grande influência recebida através de nossos estudos e pesquisas podemos estabelecer que a ARTE ORATÓRIA, fundamentada em princípios disciplinados de conduta, teve origem na Sicília, no século V a.C., através do siracusano Corax e seu discípulo Tías. Quando Corax cobrou as aulas ministradas, Títias recusou-sea pagar, alegando que, se fora bem instruído pelo mestre, estava apto a convence-lo de não cobrar, e, se este não ficasse convencido, era porque o discípulo ainda não estava devidamente preparado, fato que o desobrigava de qualquer pagamento. Eles publicaram um tratado, ou technê, que não chegou aos nossos dias, mas sobre o qual vários autores se referiram. O próprio Aristóteies atribuiu-lhes omérito de iniciar a retórica.
Corax escreveu esta obra para orientar os advogados que se propunham a defender as causas das pessoas que desejavam reaver seus bens e propriedades tomados pelos tiranos. Era um tratado prático, cujos ensinamentos se restringiam à aplicação nos tribunais. Segundo Corax, o discurso deveria ser dividido em cinco partes: o Exórdio, a Narração, a Argumentação, a Digressãoe o Epílogo.
Foi em Atenas, entretanto, que a arte oratória encontrou campo fácil para o seu desenvolvimento. Os sofistas foram os primeiros a dominar com facilidade a palavra; entre os objetivos que possuíam visando a uma completa formação, três eram procurados com maior Intensidade: adestrarem-se para julgar, falar e agir. Os sofistas desenvolviam seu aprendizado na arte de falar, praticandoleituras em público, fazendo comentários sobre os poetas, treinando Improvisações e promovendo debates.
Górgias, importante retor grego, transmitiu seus conhecimentos a muitos comunicadores, e um de seus discípulos, lsócrates, implantou a disciplina da retórica no currículo escolar dos estudantes atenienses. Isócrates ampliou o campo de estudo da oratória, não se limitando apenas à retórica, poisassociou a ela boa parte da filosofia socrática, assimilada na época em que foi discípulo de Sócrates. O mais Interessante é que Isócrates nunca proferiu um discurso se detendo tão somente em estudar e escrever as técnicas da oratória, isso devido a um medo incontido da tribuna. A retórica de Aristóteles é uma obra do verossímil, aplicando não aquilo que é, mas aquilo que o publico supões possível.Segundo seu pensamento, a retórica é a faculdade de ver teoricamente o que, em cada caso, pode ser capaz de gerar a persuasão. Também Aristóteles não foi comunicador, dedicando-se apenas ao estudo e ao ensino da oratória, sem proferir discursos.
Outro grego que não possuía o dom da palavra foi Demóstenes, mas ele não se conformou com as barreiras Impostas pela natureza e à custa de muita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curso de Oratoria e comunicação
  • Auto avaliação
  • Oratoria
  • Oratoria
  • Oratoria
  • Oratoria
  • Oratoria
  • oratoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!