Curso de Libras- Atividade 1Aspetos intrdutórios

530 palavras 3 páginas
Respostas
1- A Libras é uma língua complexa como as outras, pode expressar de idéias simples a complexas e abstratas, tem sua própria estrutura gramatical, e é uma língua gestual-visual, ou seja, articulada por sinais que são captados pela visão, bem como a ASL(Língua de Sinais Norte Americana) e a Língua Francesa de Sinais. É composta por sinais e a datilologia, sendo aqueles compostos por elementos mínimos tais como os fonemas, chamados de parâmetros.
Para as autoras Quadros e Karnopp(2004), os elementos mínimos de uma língua formam as palavras que formarão as frases em determinada estrutura, assim é a Libras como os parâmetros que formarão os sinais que obedecerão a uma estrutura para comunicar ao outro. Assim afirmam que: a primeira tarefa da fonologia para a língua de sinais é determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais. A segunda tarefa é estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e as variações possíveis no ambiente fonológico.

2- O parâmetros da Língua de Sinais são os elementos mínimos para compor um item lexical: um sinal. Ao total são cinco parâmetros que compõem a Língua de Sinais. São eles a configuração de mãos, a orientação, o ponto de articulação, o movimento, a expressão facial ou corporal ou expressão não-manuaisQuando ocorre a combinação desses cinco elementos mínimos se forma um sinal. A configuração de mãos é o parâmetro que se define pela forma que a mão assume na composição de um sinal. A mão pode assumir mais de 90 formas, contendo nesse agrupamento o alfabeto manual, os números ordinais, cardinais e de quantidade. As configurações devem ser bem marcados, elas são representações da parte fonética da Libras. As mãos são diferenciadas em mão ativa e passiva, que variam de acordo a predominância da mão esquerda e direita entre destros e canhotos. A soletração é parte complementar da Libras e deve ser feita com a mão ativa, direcionando a frente do sinal para o interlocutor. O próximo

Relacionados