Curso de hardware
Post e Mensagens de Erro
Autor:
David da silva
Bios, Setup, CMOS, Post e Mensagens de erro
Bios
Bios significa "Basic Input Output System", ou "sistema básico de entrada e saída".
Um computador é composto de hardware e software. O hardware é toda a parte física do micro: placa mãe, processador, memórias, disco rígido, etc. Enquanto que o software é a parte lógica que coordena o seu funcionamento. O Bios é justamente a primeira camada de software do sistema, que fica gravada em um pequeno chip na placa mãe, e tem a função de "dar a partida", reconhecendo os dispositivos instalados no micro e realizando o boot. Mesmo depois do carregamento do sistema operacional, o Bios continua provendo muitas informações e executando tarefas indispensáveis para o funcionamento do sistema.
Chip de memória flash Ram encontrado na placa mãe onde fica gravado o Bios
Setup
Muitas das funções executadas pelo Bios podem ser personalizadas ao gosto do usuário. O setup é justamente o programa que nos permite configurar estas opções.
A velocidade de operação das memórias, o modo de funcionamento dos discos rígidos, e em muitos casos até mesmo a velocidade do processador, são configurados através do Setup. Uma configuração errada do setup pode tornar nosso sistema até 70 ou 80% mais lento do que com uma configuração otimizada.
Claro que esta é uma projeção apocalíptica, que só seria alcançada por alguém que intencionalmente configurasse o Bios visando obter o pior desempenho possível, mas que ilustra bem como "simples" erros de configuração podem tornar nosso sistema lento.
Através do setup podemos personalizar muitas opções relacionadas com o modo de funcionamento e desempenho do computador. Uma boa configuração pode tornar o sistema muito mais estável ou rápido
Em quase todos os Setup's, encontramos uma opção de configuração usando valores default sugeridos pelo fabricante. Estes valores visam que o sistema funcione com o