CURSO DE DIREIT1

2393 palavras 10 páginas
CURSO DE DIREITO – FACULDADE INTEGRADO
Trabalho integrador:
DESENVOLVIMENTO
Desde o nascimento, o ser humano está inserido no seio familiar, de onde inicia a moldagem de sua personalidade. Não existe, efetivamente, outra instituição tão próxima da natureza do homem como a família, que nasce espontaneamente pelo simples desenvolvimento da vida humana.
Hoje se verifica uma transformação nas famílias e nos papéis do homem e da mulher, do pai e da mãe. Segundo Paulo (2011)1, surgiu um pai mais próximo, capaz de cuidar dos filhos e construir com eles uma relação de afeto e intimidade, bem como, houve uma evolução nos hábitos das mulheres, que passaram a estudar, a trabalhar e a ter projetos de carreira. A mudança dos costumes, que levou a mulher para fora do lar, convocou o homem a participar das tarefas domesticas e a assumir o cuidado com a prole (Dias, 2010)2.
O Direito de Família, responsável por tratar de temas como o casamento, a união estável, as relações de parentesco e os instintos do direito protetivo, cada vez mais, tem reconhecido a importância de uma atuação interprofissional daqueles que direta ou indiretamente participam das questões familiares, que se encontram na seara judicial. Assim, no moderno Direito de Família, torna-se indispensável a figura do Psicólogo Jurídico para dar suporte aos temas conflituosos e complexos presentes no julgamento judicial.
O entrelace das questões jurídicas e psicológicas ocorre por meio da solicitação de uma intervenção especializada, no qual o psicólogo disponibiliza aos órgãos do Poder Judiciário seu conhecimento técnico e teórico para a realização das avaliações, diagnósticos, perícias, emissão de laudos e pareceres, bem como para analisar e interpretar as mensagens emocionais, a estrutura de personalidade e a configuração das relações familiares, com o objetivo de oferecer sugestões e dar subsídios às decisões judiciais (Silva, 2010)3.
Entende-se que, nas questões concernentes ao Direito de Família, faz-se

Relacionados