Curso Basico de Parapente - metereologia

8185 palavras 33 páginas
METEOROLOGIA

O TEMPO E O VENTO:

Até que a gente comece a voar, normalmente, sequer nos damos conta da presença do ar. Ele é invisível, sem gosto, sem cheiro e, quando andamos, não oferece nenhuma resistência ao nosso avanço.
No entanto, todos sabemos do incrível potencial de uma massa de ar em movimento e sua quase ilimitada capacidade destrutiva, quando ela se manifesta sob a forma de tempestades e furacões.
Na verdade, o movimento do ar, em maior ou menor escala, é o que existe de mais importante para nós no vôo de parapente. O perfeito conhecimento de seus mecanismos é de fundamental importância à nossa segurança.
Quase todas as nossas servidões estão ligadas ao ar em movimento, ou seja, ao vento. Precisamos saber a sua direção para decolar, pousar, qual a sua velocidade e direção, enfim, precisamos conhecê-lo a todo instante para que o possamos respeitar nas horas certas.
Para uma melhor compreensão das ações e conseqüências do vento sobre o nosso vôo, nada melhor do que imaginar o ar como sendo água e, o vento, a água em movimento.
O lado de uma montanha contra o qual sopra o vento é chamado de BARLAVENTO, e o lado oposto é SOTAVENTO .Um bom recurso para lembrar qual é qual consiste em imaginar que sotavento é onde o vento é solto. A barlavento das encostas o vento descreve um movimento ascendente, que é o que chamamos de “lift”{veremos o assunto mais adiante}.
Porém a sotavento, o movimento torna-se descendente e turbulento, é o bicho papão ou melhor, o rotor {veremos o assunto mais adiante}. E lembre-se sempre de jamais voar em sotavento.

CARACTERÍSTICAS DO AR:
Umidade
É a quantidade de vapor de água existente na atmosfera. Em toda a atmosfera existe vapor de água, a quantidade que pode estar contida numa massa de ar, depende da temperatura e da pressão. Quanto maior for a temperatura, mais vapor de água pode conter uma massa de ar. Quando arrefece uma massa de ar úmido, acaba por se saturar em vapor de água. Toda a diminuição

Relacionados