CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA

8216 palavras 33 páginas
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA

Robinson Brancalhão da Silva, Graduado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP, em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco-SP, 1º Tenente da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Chefe da Seção de Justiça e Disciplina do 5º Batalhão de Polícia Militar.

A Segurança Pública, ao lado da Educação e da Saúde, formam o tripé de desenvolvimento social, sem os quais não há que falar em desenvolvimento econômico, social e cultural. Por isso, é um dos temas que vêm sendo discutido em âmbito acadêmico, em diversos espaços públicos e também em Congressos Internacionais com o fim de produzis propostas de medidas para o controle do crime o qual está cada vez mais internacionalizado.
Naturalmente, não há como discutir Formação sem tangenciar o Currículo, por tanto, faz necessário uma abordagem conceitual e histórica do tema, para só depois apresentar o liame deste com a Gestão e com as Polícias Públicas de Segurança, mormente no Estado de Rondônia colocado em prática pela Polícia Militar.
O Currículo vem sendo encarado como um elemento de importância na pedagogia, sendo que em quase todas as discussões envolvendo questões relacionadas à educação menciona-se o currículo escolar como elemento relevante. O currículo produz artefatos históricos, não sendo um elemento neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social (HAMILTON, 1992).
Segundo Goodson, “ é natural que uma história do currículo nos ajude a ver o conhecimento corporificado no currículo não como algo fixo, mas como um artefato social e histórico, sujeito a mudanças e flutuações” (2003, p.7).
O campo de estudos do currículo emergiu nos Estados Unidos da América nas primeiras décadas do século XX. A publicação em 1918, dos livros The curriculum, de Bobbitt, e os trabalhos de pesquisa de John Dewey, na Universidade de Chicago

Relacionados