Curriculo Xilogravura policromática

390 palavras 2 páginas
Currículo Artístico
Meu nome é Amilton Damas de Oliveira. Sou brasileiro nascido em 01 de abril de 1979. Natural de Jacareí – SP. Sou professor e artista plástico.
Possuo uma trajetória na área das Artes Visuais na qual sempre procurei trabalhar com bastante afinco em processo continuo.
Iniciei meus estudos na área da gravura em 1995, numa oficina isolada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Jacareí e venho desde então investindo na minha formação de maneira intensa e continuada. Participando de exposições coletivas, individuais e salões de artes contemporâneas nacionais e internacionais.
Sendo Premiado no Salão de Arte Contemporânea de Jacareí, SP, em 1997, com um júri formado por Arcângelo Ianelli, Jacob Klintowitz, Hermelindo Fiaminghi, Renina Katz e Olívio Tavares de Araújo;
7º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo, SP, em 1998, avaliado por Jacob Klintowitz, Emanoel Araújo e Nuno Ramos; e Panorama de Artes Visuais;
Em Bauru, SP, em 2002, julgado por Enock Sacramento e Sara Goldman-Belz;
3ª Bienal de gravura de Atibaia, um júri formado por Euclides Sandoval, Inácio Rodrigues, Paulo Cheida Sans, Luise Weiss e Kenichi Kaneko;
2010 na V Bienal de Gravura de Santo André, um júri formado por Evandro Carlos Jardim, Francisco Marigelli e Paulo Camilo Penna.
Atualmente sou mestrando em poéticas visuais pela UNICAMP, desenvolvendo pesquisa com a gravura colorida no processo da matriz perdida1 em xilogravura.
As xilogravuras que realizo, ordenando cores, linhas e traços, massas e outros elementos plásticos, predominantemente com o emprego de várias camadas cromáticas, são estruturas narrativas que tratam da temática de festas populares, mais precisamente de Folguedos 2, mas que apresentam na imagem final um resultado de expressão e de estrutura proveniente da subversão do processo da matriz perdida.
As gravuras que apresento são formadas por matrizes de compensados nas dimensões 66x90cm e em portas lisas de madeira

Relacionados