Curriculo integrado

344 palavras 2 páginas
Segundo Evandro Luz, as vantagens da adoção de projetos de trabalho são inúmeras, mais resumidamente se tratam de expandir a Didática no grupo escolar. A interdisciplinaridade, por sua vez, aparece no topo dessa lista, mais será que sabemos o que significa essa palavra? Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber, como se fosse uma mola, uma matéria entrelaçada à outra, uma dando sentido a outra.
Os projetos transversais também aparecem para agregar esses norteadores do ensino-aprendizagem. Para entendermos mais sobre o que são projetos transversais, vejamos o que eles acrescentam e o que significam: Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade. Alguns desses valores são: A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho, a orientação sexual e a pluralidade cultural, Esses são temas que abrangem todas as áreas do conhecimento, e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

O papel do professor é de ser auxiliador, um ajuda dor de novas conquistas, de novos saberes. Sem dúvida, um dos mais importantes papeis, mais sabemos que o cenário escolar é diferente na prática. Os professores que ás vezes se resume no quadro e no pincel e os alunos que hoje em dia tem o “acesso a aprendizagem” facilitadíssimo, e que se vendo dentro de uma sala de aula, se sentem aprisionados, por isso que há a necessidade de ambos, professores e alunos se sentirem motivados a caminharem juntos, ambos se completando.
A discussão é uma educação que facilite a formação profissional do aluno, ao mesmo tempo em que se dá uma formação acadêmica adequada. Toda a perspectiva é promover um saber globalizado através de um diálogo, sabendo e levando em conta o cotidiano de cada aluno, o seu redor. Promover mudanças é

Relacionados