curriculo escolar

Páginas: 17 (4064 palavras) Publicado: 8 de julho de 2014
Conforme pode ser percebidos por todos, a sociedade vem apresentando mudanças consideráveis nas últimas décadas em todos os aspectos, e conforme não poderia deixar de ser, a educação é um setor que não pode se manter na mesmice. Certamente os métodos tradicionais já fizeram muito por nossos pais e avós, porém, hoje alguns deles já estão ultrapassados de forma que se faz necessária um métodoeducativo mais atual, mais inovadora.

Para que seja possível a quebra de paradigmas e inclusão de novos métodos educativos, é necessários que professores, diretores, funcionários, colaboradores em geral se mantenham atualizados no que diz respeito às mudanças e as necessidades dos alunos, uma vez que estes são altamente influenciados pelas novidades que surgem a cada dia. Assim, caso “o mundofora da escola” se apresente de uma forma mais evoluída a cada dia e a educação se dê ainda da forma mais tradicional, sem dúvida o processo de ensino aprendizagem será um tanto quanto defasado e o aluno não terá acesso a outros níveis de conhecimento.

Em se tratando de métodos inovadores, há que se ressaltar a importância também de tais métodos serem aplicados durante as avaliações, porém, agrande maioria das escolas que adota tais métodos é vista com um olhar de descrédito por parte dos pais e alunos, vez que a crença popular acredita que os métodos não tradicionais são menos exigentes e influenciam negativamente na competência dos educadores e educandos.

Diante da dificuldade de avaliar sem apresentar descrédito aos pais e sem excluir os alunos da escola, fora levantado o presentetema que analisa entre outros aspectos o papel da avaliação no âmbito escolar como ferramenta da avaliação do aprendizado do educando.

Tem-se claramente por desígnio do poder público, pais e a sociedade em geral a promoção da aprendizagem de todos os alunos de forma quer lhes seja garantida uma caminhada de sucesso. Ocorre, porém, que tal trajetória só será possível se o aspecto pedagógico,tido como central, passar a fazer parte de uma gestão que priorize formas de pensar, sentir e atuar para garantir a permanência do aluno na escola.

Dessa forma, pode-se dizer que a avaliação não pode mais ser utilizada da forma que era antigamente, como método para medir, aprovar ou reprovar alunos. Os conceitos mudaram as necessidades também, dessa forma, as práticas devem ser atualizadas a todoo tempo.

Com o intuito de aprofundar as elementos a respeito de como a avaliação se mostrava presente nas primeiras escolas, as concepções de aprendizado e como a avaliação se divide hoje e se faz presente no dia a dia do aluno, fora realizada pesquisas teóricas em livros, artigos, entre outros, por fim, fora obtido características que podem ser utilizadas para definir o quão a avaliação éimportante no processo de ensino aprendizagem, seja nas séries iniciais ou no Ensino Médio.




















2 AVALIAÇÃO

Durante muitos anos prevaleceu a ideia de que prova, avaliação e teste são sinônimos e que todos teriam como único objetivo medir o conhecimento do aluno, porém, nos dias atuais tem-se outro entendimento de forma que tal ideia não prevalece.

Aavaliação tem como função abarcar três dimensões: o desempenho do aluno, o desempenho do professor e a adequação do programa, uma vez que não é simples compreender a razão pela qual um aluno dedicado, comportado, estudioso e atento às explicações, não aprende, não entende a matéria.

2.1 O que é avaliação

A avaliação deve ser vista como um processo sucessivo, continuado, uma vez que deve versaracerca da continuidade de aprendizagem dos alunos e não de continuidade de prova. O processo de avaliação deve ocorrer em todas as atividades em que seja possível e perceptível a troca de informação dos alunos com seus colegas, com o professor e com a comunidade, e a prova, na grande maioria das vezes é um instrumento que explora a memorização do aluno.

A avaliação tem como palavra chave a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Currículo Escolar
  • curriculo escolar
  • o curriculo escolar
  • curriculo escolar
  • Curriculo Escolar
  • curriculo escolar
  • CURRICULO ESCOLAR
  • Curriculo escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!